Curso de Ciências Moleculares

De Wikoleculares
Edição feita às 12h14min de 6 de janeiro de 2017 por Gustavo Ferreira (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo do CCM.

O Curso de Ciências Moleculares, carinhosamente chamado de CCM ou CM, é uma opção de graduação da Universidade de São Paulo voltado para alunos que desejam fazer da pesquisa científica sua atividade profissional. Palavras-chave que o caracterizam são: inter e multidisciplinaridade (com forte pendência para a multi-), e liberdade acadêmica. O curso, sediado no favo 22 da Colméia, foi reconhecido pelo MEC em 16/06/96, e tem como objetivo formar cientistas capazes de trabalhar em áreas interdisciplinares.


Estrutura do curso

O curso não tem vestibular direto e o ingresso é feito por um processo seletivo, realizado no meio do ano (normalmente começo de julho), do qual só podem participar alunos de graduação da USP. É tradicional haver uma palestra de divulgação do curso, o chamado Evento da Fuvest, um mês antes da prova, realizado no prédio da Fuvest. O curso abre 25 vagas anualmente, embora o processo seletivo raramente preencha todas.

Os alunos que forem selecionados e confirmarem interesse terão um trancamento especial de seus cursos de origem (cujo tempo não é adicionado ao prazo de formação), e formarão uma turma.

O curso tem duas fases ou ciclos. Os primeiros dois anos compõem o ciclo básico, quando o aluno tem aulas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação, em período integral, todas elas obrigatórias. A maioria dos cursos é dada no favo 22, com exceção de alguns dados no Instituto de Química, no Instituto de Ciências Biomédicas e no Instituto de Biociências.

Não é permitido pegar equivalência de matérias do básico já cursadas na unidade de origem. A justificativa é que o CCM tem um propósito e enfoque diferente dos demais.

Tampouco é permitido ao aluno no ciclo básico ser reprovado; o aluno que não obtiver a média de aprovação (5,0) em todas as matérias será julgado pela Comissão Coordenadora, correndo o risco de retornar a seu curso de origem (jubilamento). Normalmente também não é permitido o trancamento de disciplinas, sendo necessária a aprovação do pedido pela mesma Comissão Coordenadora. No ciclo avançado o aluno que reprovar numa disciplina deve refazê-la.

Ao terminar o ciclo básico entra-se no ciclo avançado, quando o aluno deve escolher um professor para orientá-lo num projeto de Iniciação Científica, e montar o programa para os próximos dois anos escolhendo disciplinas de qualquer unidade da USP.

Para mais detalhes veja Ciclos do CM.

Após o curso

Os alunos que terminarem o ciclo avançado se formam como Bacharéis em Ciências Moleculares. O caminho natural a se seguir é a pós-graduação, muitas vezes doutorado direto, aproveitando a experiência de Iniciação Científica obtida durante o curso. O aluno tem também a opção de retornar ao curso de origem e terminá-lo, sem que o tempo no CM seja levado em consideração para o prazo de graduação.

A área de atuação é de pesquisa na área de escolha, seja ela pesquisa básica, aplicada e/ou tecnológica. O mercado de trabalho e as chances de sucesso dependerão muito da área escolhida e da trajetória acadêmica futura. Muitos alunos de turmas passadas obtiveram sucesso profissional, em áreas bastante diversificadas.

Veja o artigo Depois de formado.

Professores do curso

O CM costuma ter bons professores no ciclo básico e, embora os institutos divirjam nas suas opiniões em relação ao curso, dizem que em alguns há até uma disputa para decidir quem dará aulas no CM. No entanto, as turmas têm problemas com professores com alguma freqüência (veja Química por exemplo). Os professores do CM não costumam entrar em greve.

Veja o artigo Professores do CM.

Turmas

Há atualmente 22 turmas que já passaram pelo CM e 4 ainda no doloroso processo.

Veja o artigo Turmas do CM.

Endereço do curso

Curso de Ciências Moleculares
Rua do Anfiteatro, Favo 22 das Colméias
Cidade Universitária
CEP 05508-900
São Paulo, SP, Brasil
Telefones: (11) 3091-3188 e (11) 3091-3187

Curiosidades

Dúvidas Freqüentes

Dúvidas freqüentes sobre o processo seletivo em Processo seletivo.

Dúvidas freqüentes sobre o ciclo avançado em Ciclo Avançado.

Ver também

Links