Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares

De Wikoleculares
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo do CFB.

O Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares é um curso interdisciplinar vinculado ao Instituto de Física da USP São Carlos, com ingresso direto pela Fuvest e voltado para pesquisa em biotecnologia e biomedicina. O curso existe desde 2006.

Apesar de suas semelhanças com o CM, os cursos raramente são mencionados juntos, mesmo quando são discutidas suas propostas e iniciativas de um curso acadêmico e interdisciplinar.

CCM e Biomol

Embora compartilhe muitas características com o Curso de Ciências Moleculares, são cursos bastante distintos:

Curso de Ciências Moleculares (CCM)

  • Oferece 25 vagas por meio de um processo seletivo específico após a seleção pela Fuvest.
  • É dividido em dois ciclos, o Básico com um currículo fechado e o Avançado com um currículo aberto.
  • Não tem uma ênfase ou direcionamento específico para alguma área, as disciplinas do ciclo básico não tem um viés específico.
  • Fica em São Paulo, no Campus Butantã, tem um espaço próprio.

Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares (BIOMOL)

  • Oferece 40 vagas pela Fuvest.
  • É um curso de Física Biomolecular, voltado para ciências biológicas e aplicações biotecnológicas e biomédicas.
  • O currículo tem uma estrutura como a maioria dos cursos da USP, não tem algo análogo ao ciclo avançado com grande liberdade curricular. Em outras palavras, diferentemente do Curso de Ciências Moleculares (CCM), que você depois escolhe que tipo de carreira vai seguir, o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares (Biomol) já tem um enfoque de carreira definido: é um cientista que pesquisa, de modo geral, "tudo" (Física, Química e Biologia) a respeito de Biomoléculas.
  • Referência p/ quem é de São Carlos: fica no CAASO, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC).
Logotipo feito pelos alunos da Biomol. Mais especificamente, feito pelo "Salvador/Biomol,07"

Informações sobre o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares

O Curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares - a "Biomol" - só existe na USP de São Carlos. O Curso é oferecido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). A proposta do curso é oferecer ao aluno uma base científica pesada (fundamentada principalmente em Física*) com o objetivo deste trabalhar com Biomoléculas. Estudam-se no curso todas as grandes áreas da ciência: Física, Química, Biologia e suas combinações (Bioquímica, Biofísica, Físico-Química, etc) auxiliadas paralelamente por ferramentas exatas como Cálculo e Computação visando o enfoque em Biomoléculas. Diferentemente dos cursos usuais no Brasil (por exemplo: Ciências Biológicas), que são restritos a uma área, porém estudam tanto a "MACROÁREA" (Meio Ambiente, Zoologia, etc.), quanto a "MICROÁREA" (Biologia Molecular e Celular, Microbiologia, etc.), o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares tem uma outra proposta. A ideia é formar um profissional que entenda de todas as "MICROÁREAS", isto é, que saiba manipular bem Física, Química e Biologia no domínio da escala microscópica. O curso de Ciências Físicas e Biomoleculares foi baseado em outros cursos semelhantes já existentes no exterior. São chamados cursos em "T", devido ao seu formato de base vasta, mas com um foco determinado de aplicação. É consequência direta desse modelo de curso os tipos de emprego que os alunos formados estarão sujeitos. Os Cientistas Físicos Biomoleculares poderão atuar em qualquer área: pesquisas sobre câncer, transgênicos, agropecuária (melhoramento genético por exemplo), (bio)materiais, (bios)sensores, desenvolvimento de moléculas bioativas (=fármacos), estudo teóricos moleculares (folding de proteínas por exemplo), dinâmica molecular, análise de substâncias por diversas técnicas(Ressonância Magnética Nuclear, Espectroscopias, etc), alimentos (qualidade de alimentos, p ex.), esporte (isolamento de aminoácidos, hormônios, etc), cana/álcool, biodiesel, cosméticos, etc. Em suma, ele não é restrito às áreas, mas é restrito ao domínio microscópico (molecular, principalmente).

  • *O Curso é coordenado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Os cientistas físicos biomoleculares (Biomóis) dividem salas e fazem as mesmas provas de física que os alunos de Física do IFSC. O curso é, indubitavelmente, de EXATAS. A Biomol é um curso de Física Biomolecular: um curso de EXATAS com Ênfase em biológicas. Muita gente presta o curso e depois fica decepcionado achando que ia ter muito mais biologia do que física. Estão enganados. O curso é de FÍSICA biomolecular. Entretanto, é de se admitir: temos bastante disciplinas de Biológicas também. Aliás, estas disciplinas estão tão bem estruturadas quanto as de física. [Texto "Informação sobre o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares" gerado pelo "Brasileiro/Biomol,08"]

Divulgação do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares

REPORTAGENS:

  • Confira nossa comunidade no Orkut:
    • (Os alunos estão sempre dispostos a responder quaisquer dúvidas. Temos 2 Tópicos "dúvidas sobre o curso", onde respondemos, na medida do possível, todas as dúvidas dos vestibulandos)
    • Comunidade no Orkut

SEMAFIS: Semana dos Cursos de Graduação do Instituto de Física de São Carlos

1ª SEMAFIS: em 2010. Principal idealizador do SEMAFIS: "Pizetta/FisComp,07"

Tem como objetivo promover a extensão universitária e a vivência da física e áreas afins na carreira acadêmica e empresarial; integrar alunos, professores e instituições de diferentes áreas do conhecimento; trazer a visão empresarial ao aluno de graduação; oferecer atividades culturais. Os encontros promovidos serão abertos a todos os alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e interessados em geral. A SEMAFIS conta com a comunicação dos diversos ramos da física, abrangendo também as áreas da computação e biologia, de forma a englobar os diferentes cursos de bacharelado oferecidos pelo Instituto: Física com ênfase em Teórico-Experimental, Ótica e Fotônica , Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares .

Links Extras