Problemas do CM

De Wikoleculares
Ir para: navegação, pesquisa

O ambiente do CM tem problemas, alguns relacionados à estruturação do Curso de Ciências Moleculares, outros ao espaço, professores e alunos.

Os comentários abaixo foram postados por usuários do Wiki e não necessariamente representam opiniões consensuais dos alunos e/ou docentes do CM.

Problemas do curso

Para problemas relacionados à grade horária, ementa, qualidade e outros aspectos estruturais do curso, ver problemas do CCM.

Problemas do favo 22

Problemas na sala de computação

Ver artigo Problemas na sala de computação.

Biblioteca

Cadeiras

  • O CM está com muitas cadeiras deterioradas, uma reposição é necessária.

Problemas relacionados às Comissões

Desempenho da Comissão Coordenadora

A função da Comissão e garantir a manutenção da qualidade e bom andamento do curso e, para este fim, são realizadas duas reuniões semestrais, juntamente aos representantes de turma, para que sejam discutidos os problemas. Entretanto, a principal função da reunião se tornou proporcionar um espaço para reclamações mútuas, sem muitas conseqüências, ou na segunda reunião, quando são discutidos os alunos com médias baixas, decidir quem será ou não jubilado do curso.

A Comissão recebe a cada reunião várias reclamações e sugestões dos alunos que são normalmente respondidas com uma promessa de execução. No entanto, estas costumam ser repetidas nas reuniões seguintes, por outros alunos e turmas, às vezes por anos. Situações emergenciais, nas quais uma turma está com problemas graves com um professor e/ou com problemas de desempenho, são frequentemente tratados com descaso. Certa vez uma reunião especial foi marcada, para 3 meses depois, quando as aulas já tinham praticamente acabado e a situação da sala não podia mais ser remediada. Sugestões como uma melhor orientação de professores leigos ao curso, não são realizadas, trazendo problemas evitáveis a cada vez.

Além disso, há uma postura autoritária que dificulta o diálogo. As turmas com problemas são severamente criticadas, não recebem apoio e nem mesmo credibilidade, e ganham a difícil tarefa de resolver seus problemas antes da próxima reunião.

Esta situação vem se mantendo há alguns anos, sem perspectivas de melhora.

Problemas relacionados aos professores

Periodicamente as turmas do CM enfrentam alguns professores equivocados em relação ao perfil dos alunos do curso. O problema é mais incidente entre os professores novatos, mas não é exclusivo deles. Outro problema é a não divulgação das provas corrigidas e do cálculo das notas.

Ver artigo Problemas do CCM#Falta de uma boa orientação aos professores novos.

Síndrome dos alunos geniais

Muitos professores têm a imagem de que os alunos do CM são em algumas ordens de grandeza superiores ao resto da universidade. Em geral, tal crença é também acompanhada de suposições como alunos insaciáveis por informação, de dedicação sobrehumana, capazes de passar semanas sem dormir enquanto estudam simultaneamente todas as matérias.

Ver artigo Síndrome dos alunos geniais.

Síndrome dos alunos de pós-graduação

Um pouco relacionado à síndrome anterior, com muitos sintomas em comum, é a imagem de que os alunos do curso são alunos de pós-graduação (ou indistinguíveis de tais).

Ver artigo Síndrome dos alunos de pós-graduação.

Não divulgação de notas e correção das provas e trabalhos

Um problema comum a muitos professores é caracterizado pelo enorme atraso na correção das provas e trabalhos, a não exibição da correção e/ou das notas delas e posteriormente a não divulgação do critério utilizado para o cálculo das notas. Isto impede o feedback do aluno sobre o que pode ter errado nas provas e de saber qual está sendo seu desempenho nelas, além da verificação e contestação da correção e da exatidão do cálculo das notas.

Notas podem ser relevantes para a obtenção de bolsas de estudo, vagas em cursos de verão e eventualmente programas de pós-graduação no exterior.

Problemas relacionados aos alunos

Freqüência nas aulas e estudo em casa

Alunos que faltam muito ou simplesmente não vão às aulas são um problema frequente que ocorre em várias turmas. Uma proposta de solução é o professor oferecer a opção desses alunos estudarem em casa, sem a necessidade de presença, podendo ou não fazer uma avaliação diferenciada. Isso já foi feito na turma 15 no curso do prof. Emer.

Problemas entre turmas

(aguardando propostas melhores)

Uma possibilidade é fazer discussões dos problemas na lista geral do CM.

Problemas internos das turmas

Desorganização

Um meio de comunicação efetivo costuma ser as listas de discussão. A T15 também criou um blog.

Falta de integração

evidências de que o aumento da pressão seletiva gera um aumento de coesão das turmas, mas ao custo de terríveis efeitos colaterais sobre os alunos, incluindo estresse generalizado e depressão.

Conflitos internos nas turmas

Solução: festinhas, bebidas e videogame.

Outros problemas

Avaliação dos professores

A avaliação dos professores é realizada por meio de um questionário de avaliação pouco adequado (ver artigo para uma lista de problemas). Além disso, professores cujos cursos são realizados posteriormente à discussão dos formulários na reunião do meio do semestre não são avaliados.