Questionário de avaliação

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar

O questionário de avaliação é um formulário xerocado fornecido aos alunos do ciclo básico no meio dos semestres com a finalidade de avaliar o desempenho dos professores e o curso em geral. São entregues vários formulários a cada aluno, um para cada professor, com 27 questões às quais os alunos devem atribuir uma nota de 0 a 10. Diversas das questões têm significados obscuros ou ambíguos e induzem os alunos a se equivocarem, deixá-las em branco ou atribuir notas arbitrárias. Não é requisitado que o aluno se identifique e há no final um espaço para que o aluno possa fazer qualquer comentário que julgar relevante.

Os formulários devem ser entregues pelos alunos à secretaria antes da primeira reunião do semestre com a Comissão, sendo depois diretamente entregues aos respectivos professores para que leiam e posteriormente o discutam na reunião.

Atualmente o questionário é entregue somente uma vez, no meio do semestre. Professores que começam seus cursos depois desta data simplesmente não são avaliados.

Reação e impacto

É comum que os alunos mais insatisfeitos se aproveitem do anonimato fazendo comentários pessoais agressivos (até ofensivos) ou críticas severas mal-fundamentadas ou com pouca objetividade. Isso costuma gerar uma reação defensiva dos professores que atacam os alunos de volta gerando desgaste e problemas para a turma.

Para evitar este tipo de ocorrência, é recomendável que a sala discuta os problemas dos cursos e professores antes da reunião e leve a avaliação a sério. Críticas a práticas e ações costumam ser melhor recebidas do que críticas a condições e características pessoais.

Não se sabe como os professores levam em consideração os questionários, se os lêem minuciosamente, se lêem apenas o que interessa, ou se os jogam fora simplesmente. Mas parece provável que pelo menos alguns os levem a sério. O espaço livre no fim do questionário parece ser o mais útil, e provavelmente o que os professores lêem com mais atenção.

Falhas do questionário

O questionário tem diversas perguntas de significado duvidoso ou que não podem ser apropriadamente respondidas no momento em que é dado:

I - DISCIPLINA

  • 5 - Os objetivos estabelecidos foram atingidos?
É uma pergunta que normalmente só pode ser bem respondida no fim do semestre. Além disso, pode ter respostas diferentes para cada parte do curso, no caso de cursos dados por diferentes professores (ver comentário da seção II).
  • 6 - Existe encadeamento lógico com outras disciplinas?
O que exatamente se quer dizer com "encadeamento lógico"? Se a disciplina se dá num semestre adequado? Se seu conteúdo se relaciona com as demais? Se formam um todo bem integrado e interdisciplinar?

II - DOCENTE

Esta seção do formulário tem vários campos para que cada professor seja avaliado individualmente, no entanto, é dado aos alunos um formulário para cada professor, o que torna os vários campos dispensáveis.

  • 13 - Há respeito mútuo entre professor e aluno?
Uma resposta negativa não permite discriminar qual dos lados respeita ou desrespeita ou se ambos o fazem.
  • 14 - O professor fala à classe com clareza, volume de voz adequado e vocabulário acessível?
Uma resposta negativa não permite saber quais aspectos são problemáticos.
  • 16 - O professor prepara as aulas?
É uma pergunta a ser feita ao professor, não aos alunos. Poder-se-ia perguntar se as aulas são organizadas, se o professor mostra segurança e preparo.

III - OUTROS ASPECTOS

  • 22 - A qualidade da documentação é:
Que documentação??? O(s) livro-texto(s)? Slides, textos e listas de exercícios? O programa da disciplina?
  • 23 - O tempo dispendido com exercícios, trabalhos práticos e laboratório foi:
Exercícios e laboratório são coisas de naturezas bem diferentes.
  • 25 - O nível das provas, comparado com o nível da matéria dada, foi
Normalmente uma parte dos professores não deu nenhuma avaliação até então.
  • 26 - O critério de avaliação do seu aprendizado foi:
O critério do professor? Isso quer dizer "a correção da prova foi"?

Ver também