Discussão:Piadas internas

De Wikoleculares
Ir para: navegação, pesquisa

Eu gostaria de iniciar uma discussão a respeito do uso de piadas internas no wiki. Não sou radicalmente contra, mas acho que sua recente proliferação merece alguma discussão. Para ser concreto:

entre outros artigos.

Estou chamando de piada interna um artigo curto, sem contexto ou esclarecimentos, contendo uma piada que só pode ser entendida pelos membros de uma turma específica. Não considero piadas internas piadas que só são entendidas pelos membros do CM, como por exemplo o artigo Ceu Mineo e o Sala de reuniões, ou piadas a respeito de professores (mas que quem tiver aula com ele vai saber).

Acho que o Wiki deve ter piadas, mas piadas internas limitam muito a audiência, o que vai um pouco contra o espírito do Wiki.

Além disso, há alguns outros tópicos que acho que também merecem alguma atenção: artigos escritos em primeira pessoa, ou fazendo referência a situações que apenas os autores podem saber do que se trata. A outra é o aparecimento de artigos sem conteúdo original copiados da Wikipedia, mais precisamente os criados pelo Lucaix (Orange Pekoe, Caffeine, Earl Grey); nessa situação (caso não se queira escrever um artigo) acho melhor colocar um link para o artigo da Wikipedia.

Não sei se é uma coisa que só incomoda a mim, acho que deveríamos discutir isso um pouco. Pode-se criar regulamentações ou recomendações para o uso de piadas internas.

Leo (T15) 22:04, 6 Outubro 2006 (BRT)

Do uso da primeira pessoa eu já me manifestei. Concordo com o negócio dos artigos copiados. Mas quanto às piadas internas, acho que você está viajando. Se a única coisa que o artigo faz é estar lá como piada interna, sem obscurecer nada que devesse ficar claro, qual é o problema? A única desvantagem que vejo é que algumas piadas internas são meio tensas e seus entendedores, digamos assim, não desejam que essas se tornem públicas, mas isso é problema exclusivo dos entendedores, dos autores e das possíveis vítimas, heheheh. Bom, mas se o imbecil coloca a piada lá, merece mesmo é apanhar. Vitor
OK, eu sou um dos responsáveis por algumas dessas ditas piadas internas. Esclarecendo alguns pontos. O PACA não é diferente de uma piada sobre algum professor da T15, qualquer turma que futuramente venha a ter aula com o Alan vai ter que aguentar o PACA pela frente. O método não é uma piada interna, talvez tenha sido mal escrita ou talvez você não tenha entendido, mas é uma piada tudo-menos-interna. O artigo sobre a Guerra Fria é, na melhor das hipóteses, uma piada interna plantada pelo Soma. A Teoria ABH É de fato uma piada interna assumida. Se houver uma força-tarefa para livrar a wiki de piadas internas, é bom começar mesmo por deletar esse artigo. Caso contrário, acho razoável deixa-lo em paz. --Chalom 13:28, 8 Outubro 2006 (BRT)
Acho que piadas internas não causam problemas a medida que podem ser compreendidas por outras pessoas, ou seja, desde que estejam bem explicadas e/ou contextualizadas ou seu significado esteja claro pelo contexto. Dados os esclarecimentos, Chalom, acho que estes artigos merecem ser melhorados, para que se torne mais claro o que querem dizer. Falo da Teoria ABH e do PACA (está claro que é um Deus, não está claro o que é além disso). No caso do método e da guerra fria eu não tenho nenhuma boa idéia do que se fazer. -- Leo (T15) 21:01, 9 Outubro 2006 (BRT)
Bom, se uma piada interna ficar clara ela deixa de ser uma piada interna. Talvez seja bom esclarecer que um determinado trecho de um determinado artigo é uma piada interna, para evitar confusões, mas esclarecer as piadas é absolutamente desnecessário (e sem graça). Vitor 13:17, 10 Outubro 2006 (BRT)