Leonardo Nagami Coregliano

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar
  • É o representante da Dinastia Leo na T19, inclusive revelando alguma similaridade com o fenômeno Leo-T15/Leo-T16
  • É ótimo para dar explicações muito precisas a respeito de tudo - qualquer elucidação vinda dele será acompanhada por uma ressalva cuidadosamente explicitada e por meticulosa ponderação de todas as exceções do universo que por ventura tenham sido desconsideradas em razão de uma generalização infeliz. Ou seja, tudo o que você queria saber, mas entre diversas aspas, como diria o próprio.
  • Dada uma prova de matemática surreal cuja duração já chegou a cerca de 36 horas. Prove que um aluno é muito bom na matéria em questão tq. todos os outros alunos tenham virado a noite fazendo essa mesma prova. Resolução: ele acabou a prova do Mané antes das 23h. Portanto, ele é muito bom em Matemática. C.Q.D.
  • Além de tudo, o Leo é protagonista de discussões acaloradas com o Hugo a respeito de minúcias de programação, em especial sobre estruturas e práticas que ninguém nunca usou ninguém usa mais por não ser necessário.

Ciclo Avançado

  • Projeto: Técnicas Modernas em Combinatória
  • Orientador: Yoshiharu Kohayakawa (IME)
  • Objetivo: Adquirir familiaridade com métodos para o estudo de problemas combinatórios e algorítmicos.

Disciplinas

1o semestre

  • MAT0213 Álgebra II (6 créditos) - Há quem diga que álgebra II só serve para álgebra III, mas é mentira, também serve para generalizar álgebra I, brincadeirinha, em resumo temos: álgebra I é construção de Z e propriedades (i.e. inútil), álgebra II é teoria dos grupos, anéis e um pouco da teoria de corpos (i.e. bem útil para matemáticos, razoavelmente para físicos teóricos e consideravelmente perda de tempo e neurônios para o resto) e álgebra III é teoria dos corpos, as duas últimas são bem abstratas (lógico que os professores vão dar exemplos para tentar dizer o contrário). BTW, existem duas álgebras II, a da matemática pura (melhor para matemáticos e mazoquistas) e a da matemática aplicada (talvez melhor para físicos e curiosos). A matéria de fato tem pré-req de álgebra I, mas é bem dispensável, as coisas de álgebra I que talvez você não tenha visto são algoritmo de euclides para divisão, existência e (quase) unicidade do m.d.c. (nos inteiros) e teorema chinês dos restos.
  • MAT0234 Medida e Integração (ou Análise Matemática I) (4 créditos) - Não, a integral de Rienmann não serve pra nada (talvez para ser difícil de soletrar). Essa matéria tem o objetivo de construir a medida de Lebesgue, sua integral e culminar nas provas do teorema da integração iterada (Fubinni-Tonelli) e da mudança de variável (de Rn). Sim, físicos, apesar de vocês pensarem na integral de Rienmann quando integram, na verdade, gostam de usar propriedades que só a de Lebesgue tem e não, vocês não precisam dessa matéria, ela é abstrata demais para despertar seus interesses. A matéria possui pré-req de análise real, mas com a parte que o Mané dá e mais um pouco de teoria dos conjuntos (cardinalidade e axioma da escolha já basta) dá para acompanhar bem.

* BMM0290 Microbiologia Básica (4 créditos) - Curso fácil, à base de discussões e exercícios. As aulas do Menck são muito boas.

(Essa linha é só pra mostrar que eu fiz essa parte baseada na página do Chico)

  • MAC0331 Geometria Computacional (4 créditos, ou na versão da pós, 6 créditos) - Sim, o curso é (quase) o mesmo para a graduação e para a pós (como muitos outros do MAC) e não, eu não fiz o da pós. É uma matéria legal para quem gosta de conhecer problemas (geométricos) interessantes e bolar algoritmos (eficientes) para resolvê-los e analisar esses algoritmos. No meu semestre, a matéria contou com um projeto que era um EP de um algoritmo em particular que ainda deveria ser adaptado para uma plataforma gráfica (para a graduação, o EP era em dupla, para a pós não). A matéria tem pré-req de análise de algoritmos, gostaria de poder dizer que o que aprendemos no CM basta, mas o programa de computação muda todo ano, então não posso garantir.
  • MAC0242 Laboratório de Programação II (4 créditos + 2 créditos-trabalho) - Essa matéria gera certo contraste de dificuldade: as aulas são fáceis (e entediantes) e o aluno fica a maior parte do semestre moscando, mas tem um big-projeto em grupo (no meu caso, foi a programação de um jogo) que vai tomar grande parte do seu tempo livre do final do semestre, então, se você for fazer essa matéria, tenha isso em mente.
  • MAC0414 Linguagens Formais e Autômatos (4 créditos) - Essa matéria é bem entediante no começo, por dar muitas definições e provar muitas coisas imediatas (i.e. idiotas), mas ela prova coisas interessantíssimas sobre relações entre sequências de letras e as máquinas computacionais. Ela gera certa decepção por não chegar nas eminentes máquinas de Turing e também certa angústia por requerer demonstrações passo-a-passo engatinhado, mas é uma boa matéria. Obs.: não ouça o pessoal da computação dizendo que é muito difícil, LFA para eles é como cálculo I para a POLI, é fácil mas o pessoal ainda tá em ritmo de colegial.
  • CCM0318 Iniciação à Pesquisa I (12 créditos)

Observação à parte: quanto às matérias do IME, uma boa idéia é ver de qual semestre dos cursos do IME elas são, assim dá para saber o nível de maturidade das demonstrações apresentadas.

2o semestre (em andamento)

  • MAT0225 Funções Analíticas (4 créditos)
  • MAC0315 Programação Linear (4 créditos)
  • MAC0328 Algoritmos em Grafos (4 créditos)
  • MAC0338 Análise de Algoritmos (4 créditos)
  • MAT0334 Análise Matemática II Análise Funcional (mudou de nome) (4 créditos)
  • MAT0313 Álgebra III (4 créditos) - Há quem diga que Álgebra III só serve para continuar álgebra II, mas é mentira, também serve para preparar para álgebra IV (pera, álgebra IV não existe). Álgebra III tem o principal objetivo de demonstrar a maior frustração da história da matemática. Dizem que desde que o homem soube escrever começou a tentar achar raízes de polinômios (mentira) e desde que conseguiu fazer algumas continhas conseguiu resolver a equação de segundo grau (verdade), porém demorou alguns séculos (até talvez pouco mais de um milênio) para resolver a de terceiro grau, depois veio a de quarto e a do quinto grau ficou e ficou e ficou... Até que um dia o Galois se encheu o saco e provou que não dava para resolver a de quinto grau (genérica). Portanto, álgebra III culminará na teoria de Galois, porém, antes disso, você provavelmente passará um semestre menos um mês vendo a base da teoria de grupos e corpos necessária para a teoria de Galois. ATENÇÃO: não-matemáticos, vocês não precisam dessa matéria! ATENÇÃO 2: Essa matéria é bem abstrata e consumirá certo tempo extra-classe.
  • MAT0321 Cálculo Integral (4 créditos) - É o último dos cálculos (dá até nome de filme) e tem como objetivo provar o teorema de Stokes generalizado (que generaliza os teoremas de Green de Gauss (do divergente) e de Stokes (do rotacional)), mas antes você terá de ver todo o aparato matemático necessário para formalizar toda essa tralha. É muito interessante, mas completamente inútil para não-matemáticos (a não ser que um físico doido (viu Vak?) queira usar R^11 para descrever o espaço tempo e se pergunte como ficam os teoremas mencionados). ATENÇÃO: Essa matéria é bem abstrata e consumirá certo tempo extra-classe. PS.: ouvi dizer que essa matéria não costuma ser oferecida com muita frequência.
  • MAC5770 Introdução à Teoria dos Grafos (6 créditos)
  • MAC6711 Tópicos de Análise de Algoritmos (6 créditos)
  • CCM0328 Iniciação à Pesquisa II (12 créditos)
  • MAT6615 Curvas Algébricas sobre Corpos Finitos (6 créditos) (matéria nova, horário indefinido, não sei se vai dar) (não deu)

Obs.: Os riscos são para mostrar para os bixos que nem sempre quase nunca seguiremos os planos do relatório de início de avançado.

3o semestre (rascunho)

  • MAC0325 Otimização Combinatória (4 créditos)
  • CCM0418 Iniciação à Pesquisa III (12 créditos)

4o semestre (devaneio)

  • MAT0313 Álgebra III (4 créditos)
  • CCM0428 Iniciação à Pesquisa IV (12 créditos)

Frases memoráveis

  • - "Hum... não sei. Você sabe, Leo?" - Yoshi, durante a aula.
  • - "É isso mesmo, Leo?" - Yoshi, durante a aula.
  • - "O seu exercício deu isso, Leo?" - Alinka, durante a aula.
  • "Hello, world!" (suas primeiras palavras no berço)


  • Na aula de química:

Leo: Você não se forrmou direito no CFC. Você é um semicondutor.

Chico: Mas eu quero ser um SUPERCONDUTOR!

Leo: Aí você tem que estar dopado.


  • Aaaai, minha bile! - Perante qualquer piada ruim praticamente toda piada:


  • - """""""""""""Entre Diversas Aspas...""""""""""""" - Perante algo """""""""""""certo"""""""""""""


E no final, Deus disse: return leo.