Francisco Quevedo Camargo
Mais conhecido como Chicó, ele fazia Física Computacional em São Carlos, mas veio de Londrina, no Paraná, que - segundo o Damn - fica NO SUL, E PORTANTO ELE É GAÚCHO. O Chico anda olhando para cima e é uma ótima pessoa, só é preciso tomar um pouco de cuidado com o que se diz perto dele - ele pode ser maldoso... sempre tem uma piada na manga!
Na verdade, ele pensou inclusive em editar este artigo para fazer uma piada hortifruti com o fato de ter sempre uma piada na manga, mas isso ia terminar ficando um tanto confuso, dado o fato de que a piada já foi feita(?!)
Foi ele que trouxe o violão para o CM - CUIDE BEM DELE!
Índice
Ciclo Avançado
- Projeto: Métodos Matemáticos para a Dinâmica de Populações de Bactérias
- Orientador: Roberto Kraenkel (IFT-UNESP)
- Coorientador: Frederico Gueiros (IQ-USP)
- Objetivo: Estudar fenômenos populacionais emergentes em bactérias, utilizando-se para isso de equações diferenciais, e comparar as previsões teóricas com dados obtidos experimentalmente.
Disciplinas
1o semestre
- 4300204 Física Matemática I (6 créditos) - Já tinha visto boa parte no básico, e o final bateu com Eletromagnetismo I. Ainda assim, foi um bom curso para pegar traquejo nas contas.
- 4300303 Eletromagnetismo I (6 créditos) - Os mesmos tópicos da Física III do Básico, mas com um tratamento matemático mais caprichado. Bom pra pegar traquejo também, e cobrir o que foi dado muito rápido no CM.
- BMM0290 Microbiologia Básica (4 créditos) - Curso fácil, à base de discussões e exercícios. As aulas do Menck são muito boas.
- PGF5006 Mecânica Estatística (pós) (4 créditos) - Dado pelo Salinas. Muito trabalhoso, mas o aprendizado compensa.
- CCM0318 Iniciação à Pesquisa I (12 créditos)
2o semestre
- MAP0316 Equações Diferenciais II (4 créditos) - Curso lento, fácil de levar, se resume basicamente a sistemas lineares, com bastante coisa já vista no básico (por isso, dispensa EDO I). Fala um pouquinho de sistemas dinâmicos no final.
- 4300304 Eletromagnetismo II (4 créditos) - Aplicação de outras disciplinas, com um pouco de relatividade no final. O Burdman deu um bom curso, sem trabalheira redundante.
- 4300306 Mecânica II (4 créditos) - A leitura de uns dois capítulos de formalismo Lagrangeano já dispensa Mecânica I. O curso é fácil de levar pra quem sabe o que são autovalores, e é um assunto importante!
- 4300324 Mecânica dos Fluidos (3 créditos) - Com o Marchetti. Vale a pena ter um olhar formal do conteúdo, e tem pouca coisa além de casos particulares. É o único curso de MecFlu para físicos.
- CCM0328 Iniciação à Pesquisa II (12 créditos)
3o semestre
- 4300404 Mecânica Quântica II (4 créditos) - Meio específica, pra quem vai pra área mesmo. Fiz pela parte de perturbação.
- 4300307 Física Matemática II (4 créditos) - a.k.a. "Mais Traquinagens Que Os Físicos Usam". O curso foi meio lento, mas o conteúdo é importante.
- BIO0208 Processos Evolutivos (4 créditos) - Devia ser proibido estudar biologia sem estudar evolução. Só isso.
- BIE0214 Ecologia II (4 créditos) - Um combo interessante com Processos, uma matéria acaba complementando a outra. A parte teórica (em especial a do Paulo Guimarães) vale a pena, a parte prática era diversão.
- CCM0418 Iniciação à Pesquisa III (12 créditos)
4o semestre
- CCM0428 Iniciação à Pesquisa IV (12 créditos) - Estágio/Intercâmbio no Centre for Mathematical Biology, na Universidade de Oxford.
Pós-graduação
Doutorado em Evolutionary Systems Biology na Universidade de Oxford
Citações/Diálogos Memoráveis
- "As primeiras palavras do Leo foram Hello World"
- "IFSC não tem vogal, IFSC não tem vogal" (coisa que nem a nova ortografia justificou)
- No bandejão:
Chicó: O que você quis dizer com CU?
Furlan: Eu quis dizer difícil e maravilhoso.
Chicó: Então libera o difícil e maravilhoso aí.