Procrastinação

De Wikoleculares
Revisão de 13h23min de 16 de janeiro de 2007 por Rend (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Procrastinação é uma palavra importantíssima que todo moleculento deve conhecer e refere-se ao ato de se evitar, enrolar e adiar o que se tem a intenção de fazer. Vem do Latim, da união das palavras pro e crastinus (crástino, de amanhã), significando originalmente "deixar para amanhã".

O reconhecimento da própria capacidade de procrastinação é essencial no processo de auto-conhecimento, nunca a subestime.

As atitudes em relação a procrastinação variam bastante, alguns a aceitam deliberadamente enquanto outros sentem-se culpados, inúteis e tristes. Aprender a lidar com a procrastinação como um aspecto natural e legítimo da vida acadêmica pode ser considerado um sinal de maturidade.

Citações

  • "Amanhã eu paro de procrastinar."

Grandes geradores de procrastinação

  • Relatórios (de todo tipo)
  • Monografias (de todo tipo)
  • Listas (de todo tipo)

Fontes de procrastinação

Coletividade

Procrastinar é uma atividade que pode ser praticada em grupos de qualquer tamanho. Algumas fontes de vortex de procrastinação:

Teorias da procrastinação

A procrastinação tem sido objeto de muitas publicações em periódicos de psicologia nos últimos anos, em parte devido a sua crescente incidência no mundo todo (as estimativas são de que os procrastinadores componham 15% a 20% da população). Veja as referências [1] e [2] para mais informações.

Segundo os autores, a procrastinação é caracterizada pela crença de que seria melhor começar algo imediatamente, mas mesmo assim não o fazer. Além disso, a característica mais importante para um procrastinador parece ser a distratibilidade. Outro achado surpreendente é que a origem da procrastinação está ligada ao fato de que valorizamos muito mais as coisas imediatas do que as distantes, de maneira que os procrastinadores podem valorizar mais atingir uma pontuação melhor no xjump agora do que serem aprovados no fim do semestre.

Links

Referências

  1. http://www.sciencedaily.com/releases/2007/01/070110090851.htm
  2. http://tastyresearch.wordpress.com/2006/12/26/the-effectiveness-of-self-imposed-deadlines-on-procrastination/