Mudanças entre as edições de "Por que moleculares?"

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar
(integração do artigo sobre CECM numa nova seção "Evolução")
 
(2 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 20: Linha 20:
 
* [[Ciências Moleculares]]
 
* [[Ciências Moleculares]]
 
* [[Curso Experimental de Ciências Moleculares]]
 
* [[Curso Experimental de Ciências Moleculares]]
 +
* [[Interpretação Scaliseana do Nome do Curso]]
  
 
[[Categoria: CCM]]
 
[[Categoria: CCM]]

Edição atual tal como às 13h51min de 4 de dezembro de 2022

Mas por que moleculares?

Essa pergunta assola todos os envolvidos com o curso desde sua formação, e esculpiu o paradigma de ensino do CM. Resposta, no entanto, é algo que poucos arriscaram, dada a natureza críptica de sua formulação. Uma das corajosas tentativas foi dada pela atual coordenadora do curso, a Profa. Lucile Winter: "O curso se chama moleculares por que abrange tudo do molecular ao não molecular, do ponto de vista de integração científica...". A declaração foi comparada à de Michael Jackson: "Os negros são chamados de pessoas de cor porque podem abranger todas as cores... Foi isso que aconteceu comigo!".

Nas palavras do mestre: Foi o melhor que a gente achou.

Originalmente pretendia-se que o curso se chamasse "Curso Experimental de Ciências". Uma sondagem preliminar mostrou que vários cientistas achavam que esse nome implicaria em que os demais cursos não fossem "de Ciências". Após negociações o nome escolhido foi Curso Experimental de Ciências Moleculares.

Uma outra versão histórica da origem do nome é a de que foi uma sugestão do Prof. Henrique Toma do Instituto de Química. Partia de uma concepção mais restrita para o curso, na qual ele seria voltado para áreas mais ligadas à nanotecnologia, biologia molecular e coisas afins que estavam e ainda estão na moda.


Evolução

Após o reconhecimento legal do curso pelo MEC em 16/06/96 o nome do mesmo evoluiu para a forma atual, abandonando o termo "Experimental" do nome. O curso também é conhecido pelos acrônimos CCM e CM.

A falta de vínculo evidente do termo Moleculares com a natureza do curso suscita sugestões de mudança do nome. Embora a probabilidade de uma mudança de jure seja baixa, há propostas de mudança de facto do nome, por exemplo: Curso Multidisciplinar de Ciências (adaptado do nome original do curso) e CCM é um Curso Multidisciplinar [1] .


Ver também