Renato Antunes Costa de Andrade
Durante o Ciclo Básico, ficou conhecido por ser um dos frequentadores acordados das aulas do Mané e por constantemente esquecer sua garrafinha de água nas salas de aula, no período em que o Favo 22 estava em reforma e as aulas eram ministradas em outros institutos. Entrou no CM por ser gosto pelas exatas, mas se interessou cada vez mais por pesquisas interdisciplinares ao longo do Básico, se identificando facilmente, portanto, com o propósito do curso. Gosta de videogames e de usar mesóclise desnecessariamente.
Procurar-se-á colocar aqui análise das disciplinas realizadas no Ciclo Avançado no intuito de ajudar os demais alunos a elaborar a própria grade.
Projeto de Avançado: Modelagem matemática para extinção de Neandertais.
Orientador: Renato Vicente (IME-USP), que foi aluno da T1
Em linhas gerais, consiste no estudo e na elaboração de modelos matemáticos e computacionais do processo de extinção do Homo Neanderthalensis e sua interação com o Homo sapiens, procurando explicar alguns padrões genéticos observados na população atual.
Índice
Citações
- Bixo: Qual é a bibliografia de Bio 3?
Renato: Usa o Tolkien, aquilo não existe mesmo.
Disciplinas do Ciclo Avançado
1o semestre
Física Matemática I (IF) (6 créditos, Prof.: Marchetti) - Disciplina tranquila por possuir algumas intersecções com assuntos vistos no Básico, mas importante para acompanhar as demais disciplinas de física.
Eletromagnetismo I (IF) (6 créditos, Profs.: Galvão/Raul Abramo) - Essencial se você deseja um estudo mais aprofundado e matematicamente mais rigoroso dos tópicos de Física III (e um pouco mais). Um curso puxado mas bem dado.
Processos Evolutivos (IB) (4 créditos, Profs.: Diogo Meyer/Gabriel Marroig) - Na minha opinião, essencial se você vai fazer qualquer coisa que envolva Biologia (e se não teve Evolução no Básico!). Nela são discutidos os principais tópicos de evolução, com uma leve introdução à Genética de Populações.
Mecânica Estatística (IF) (4 créditos, Prof.: Nestor Caticha) - O Caticha é um professor heterodoxo mas vale muito a pena fazer um curso com ele. Talvez um pouco difícil de acompanhar antes de se estudar um pouco de Mecânica (Cálculo variacional e Hamiltoniana) e de Probabilidade.
2o semestre
Equações Diferenciais II (IME) (4 créditos, Prof.: Salvador) - É uma boa disciplina para ver formalmente os principais teoremas de EDOs e também é uma introdução a Sistemas Dinâmicos.
Processos Estocásticos II (POLI) (4 créditos, Profs.: Baccalá) - Disciplina útil para aprender a trabalhar com Séries Temporais. Consideravelmente diferente do curso de Processos Estocásticos do IME.
3o semestre
Física Matemática II (IF) (4 créditos, Prof.: Gammal) - Massante em alguns pontos e redundante com algumas coisas do Básico. Porém útil para ter mais contato com os métodos da Física.
Ecologia de Comunidades e Ecossistemas (IB) (4 créditos, Profs.: Rosso, Paulo Guimarães, Tiago Quental) - Relativamente básica mas muito importante. A parte do Paulo Guimarães já valeu o curso pra mim.
Inferência Estatística (IME) (6 créditos, Prof.: Kira) - Trabalhosa, interessante pra ver a teoria por trás dos famosos testes estatísticos e o curso da Kira foi útil pra pegar traquejo nas contas de probabilidade, mas não acho que seja essencial.
Biologia Evolutiva (IB) (4 créditos, Prof.: Meyer/Marroig) - Aprofundando o que foi visto em Processos Evolutivos. Valeu pelas discussões que tinham toda aula.
4o semestre
Introdução aos Processos Estocásticos (IME) (4 créditos, Prof.: Eduardo Jordao Neves) - Sem grandes emoções e nada muito formal. Foi uma extensão natural de um curso de probabilidade.