Transmissão de eventos online

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar

Essa página tem algumas recomendações de ferramentas e métodos para fazer a transmissão de eventos que são exclusivamente online. Eu (autor) nunca fiz a transmissão ou gravação de eventos híbridos/presenciais, então não consigo falar nada sobre esse caso. Se você já fez isso e tem recomendações, coloque aqui.

Eventos somente online

Transmissão de vídeo

O programa mais popular para a transmissão de vídeo atualmente é o OBS, o Open Broadcasting Software. Ele serve para transmitir e gravar vídeo. O programa é relativamente user-friendly e muito bem documentado, então não entrarei muito em como usar ele. Alguns pontos úteis:

1. As cenas do OBS permitem que você configure de antemão todas as cenas que você pretende usar na transmissão. Por exemplo, você pode ter uma cena mostrando uma apresentação de slides e o apresentador, uma cena mostrando todos os participantes da transmissão e uma cena mostrando só o participante que está falando no momento, e trocar entre elas imediatamente ao vivo.

2. O modo estúdio do OBS permite que você possa mudar cenas e visualizar essas mudanças sem que elas apareçam na transmissão ao vivo. Por exemplo, se o nome de uma palestrante está errado na cena que você preparou, você pode mudar o nome silenciosamente no modo estúdio e aí só enviar a mudança para a transmissão ao vivo quando estiver corrigido. Dessa forma, a audiência só vê o nome mudar e.g. de Sonia para Sônia imediatamente, e não todo o processo de mudança.

3. Você pode usar a gravação do OBS para fazer um teste da configuração das suas cenas.

Captura de vídeo

Se o evento é só online, você presumívelmente terá participantes, cada um em sua casa/escritório/etc, que você precisa juntar numa só feed de vídeo para transmitir. Tem algumas ferramentas para fazer isso.

Meet/Zoom/Jitsi/etc

Junte todos os participantes numa sala de qualquer ferramenta de videoconferência, grave a janela onde a ferramenta de videoconferência está aberta (use o Window Capture, Screen Capture ou Browser Capture do OBS), ggs. Essa é a opção mais simples.

VDO Ninja

O problema com usar ferramentas de videoconferência normais é que incorporar elas no OBS é meio ruim - você só grava a janela onde a videoconferência está e faz a direção/gerenciamento da live dentro da ferramenta de videoconferência. O VDO Ninja é uma ferramenta de videoconferência que permite que você coloque cada uma das feeds de vídeo da sua videoconferência no OBS individualmente, permitindo que você tenha controle mais direto sobre posicionamento de câmeras, gerenciamento das feeds de áudio, etc. Ela faz isso usando parâmetros de URL: você cria uma sala e, através dos parâmetros que você fornece para a URL da sala, você pode acessar diferentes feeds de vídeo e de áudio. Usando as fontes de browser do OBS, isso permite que você associe essas diferentes feeds com diferentes objetos no OBS. Pode parecer confuso agora, mas talvez fique mais claro com exemplos (vide a documentação). De novo, alguns apontamentos gerais:

1. Assim como no OBS, o VDO permite que você crie cenas. Se você colocar o parâmetro "scene" na URL (e.g. "https://vdo.ninja/?room=favo22&scene=1"), ela vai fornecer somente as feeds dos participantes da videoconferência que foram colocados naquela cena. Por exemplo, digamos que você está transmitindo um evento que tem três partes -- ele começa com uma apresentação de slides, seguida de uma mesa redonda entre especialistas e depois abrindo espaço para perguntas. Você pode criar uma cena 1 só com o palestrante para a primeira parte, criar uma cena 2 com o palestrante e os especialistas para a segunda parte e criar uma cena 3 com o palestrante, os especialistas e a pessoa que lerá as perguntas para a terceira parte. Assim, você tem controle sobre o vídeo e áudio que estará sendo transmitido em cada uma das partes, prevenindo gafes. Note que a cena 0, por default, mostra todo mundo que está na sala - use valores maiores que 0.

2. O VDO permite que você pegue a feed de participantes individuais. Se você colocar o parâmetro "view" e "solo" na URL (e.g. "https://vdo.ninja/?room=favo22&solo&view=c8c8M9h"), ela irá fornecer somente a feed do participante associado com o ID do parâmetro "view". Por exemplo, digamos que, na palestra anterior, você queira que a mesa redonda mostre todos os participantes ao mesmo tempo, ao invés de só quem está falando (comportamento padrão de uma cena com múltiplos participantes). Para fazer isso, você pode criar uma cena no OBS com, digamos, cinco fontes de browser, cada uma apontando para a URL de cada membro da mesa redonda, e aí dispor as cinco feeds de vídeo da forma que você achar melhor.

3. O VDO permite que você pré-determine os IDs de participantes. Se você colocar o parâmetro "push" na URL (e.g. "https://vdo.ninja/?room=favo22&push=joel"), você forçará o participante que entrou com esse link a transmitir sob o ID fornecido no parâmetro "push". Assim, você pode pré-configurar as suas feeds individuais -- basta colocar um ID nas fontes do browser (por exemplo, o nome do participante) e aí, na hora da transmissão, enviar um link com "push=[ID pré-determinado]" para ele entrar na transmissão.

Dado isso, segue a minha recomendação geral de passos para fazer a transmissão de um evento online usando o VDO:

1. Faça ou obtenha o planejamento do evento - quais materiais serão usados? Qual a duração? Ele será dividido em partes? Necessita participação de membros da audiência ao vivo na transmissão?

2. Determine quem irá participar do evento de antemão e obtenha o contato dessas pessoas. Seja proativo aqui - é crucial que você saiba todos os participantes para ter uma transmissão tranquila.

3. Crie as cenas no OBS apropriadas para o caráter do evento, o número de participantes, o cronograma etc. Caso alguma cena que você deseje fazer dependa de feeds individuais, determine qual ID você irá fornecer para os participantes que os usarão. Se você só tiver um monitor, determine se você vai fazer o grosso da direção da transmissão no OBS ou na sala de controle do VDO -- tentar fazer os dois ao mesmo tempo em um monitor é complicado.

4. No dia do evento, crie a sala e envie os convites para os participantes. Lembre de enviar IDs custom para os participantes que precisarem. Peça para todos entrarem com alguma antecedência, para verificar se os seus microfones e câmeras estão funcionando corretamente.

5. Faça a direção do evento. Se a preparação foi bem-sucedida, isso será fácil -- basta seguir os passos que você planejou.

6. A maioria dos sites salvam gravações de lives automáticamente, e fazer gravação e transmissão simultânea é um pouco pesado. Caso seja absolutamente necessario, contudo, você pode fazer isso no OBS.

Pontos soltos:

Não escolha a opção "impedir que participantes vejam/ouçam outros participantes" no VDO. Se o número de participantes estiver alto ao ponto que isso seja um problema, você pode re-planejar o evento para diminuir a quantidade de participantes simultâneos -- peça que os participantes entrem e falem em grupos de 10 ou algo assim. É crucial para o bom andamento da transmissão que os participantes saibam o que está acontecendo na live, e o delay em sites como o YouTube é inaceitávelmente longo para permitir isso.

O VDO permite que você compartilhe qualquer stream de vídeo, não só câmeras. Se algum participante for usar uma apresentação de slides ou um vídeo ou algo do gênero, você pode pedir que ele transmita esse material para o VDO, para que você coloque na transmissão final.