Química é ciência

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar

Em resposta à grande polêmica a respeito do status epistemológico da chamada "Química", os químicos se manifestaram, defendendo que sim, a química é uma ciência. (Ver Química não é ciência).

Argumentos a favor da química ser uma ciência

Um comentário!

Pra entender química, leia um bom livro de química. Não assista às aulas. Não ache que vai conhecer algo assistindo às aulas. E leia Popper com mais atenção. Pegue uma tradução, se achar difícil em inglês. Algumas sugestões:

McQuarrie D., 'Physical Chemistry: A Molecular Approach'. Os cálculos não são indicados e deixam até físicos (essa espécie que nunca deixa cálculos indicados, hoho) bastante impressionados. Se quiser ir mais a fundo, leia o 'Quantum Chemistry' e o 'Statistical Mechanics', do mesmo autor.

Carey and Sudnberg, 'Advanced Organic Chemistry Parts A and B'. Dois livros maravilhosos que tratam a química orgânica com lógica e elegância. Exercícios dificílimos. Para aqueles cuja operação intelectual inclui mais que o maniqueísmo babilônico do sim e do não.

Carroll F., 'Perspectives on Structure and Mechanism in Organic Chemistry'. Um livro chique para pessoas igualmente chiques, que querem entender a coisa da maneira mais bonita possível.

Isaacs, Physical Organic Chemistry. Mais um campeão de audiência. Com muitas coisas interessantes e o tratamento quantitativo dos famigerados e incompreendidos mecanismos de reações orgânicas.

Harris, Simmetry and Spectroscopy. O melhor de todos os livros de espectroscopia do mundo.

Se os reclamantes lerem esses livros e ainda acharem que química não é ciência, algo está errado nas suas vidas!

Em relação a modelos/conceitos/explicações/teorias, devemos lembrar que a mesma coisa pode ser dita de várias maneiras diferentes. Os conceitos, obviamente, vão sendo modificados a fim de se adequarem aos modelos aos quais irão embasar. O que é um orbital? Qual a diferença entre um orbital de valência e um orbital molecular? Eles são a mesma coisa (leia um bom livro de química quântica para descobrir)! Mas ambos os conceitos (na verdade, as maneiras de dizê-lo) são usados para tratar casos diferentes. Como as notações da física, que mudam dependendo da área.

Vamos aprender mais antes de compararmos a tão sólida ciência de Lavoisier e Pauling à ufologia dos Varginhenses.

Vamos lembrar que a nossa cadeira, nossa mesa, nosso carro, lápis, computador, livro, óculos - só é possível graças ao desenvolvimento dos materiais (polímeros, compósitos, substâncias diversas) promovido pela química, em primeira instância. Usando os modelos da química. Esses modelinhos de elétrons bobinhos atratores e repelentes... Na verdade, eles são mais complexos do que bolinhas se amando e se odiando. Enfim... Leiam mais livros e assistam a menos aulas!

Ver também