FAQ fleming

De Wikoleculares
Ir para: navegação, pesquisa

Aqui estão reunidos alguns problemas e informações que não estão na página de ajuda do fleming ou que não foram previstos por ela.

Senhas

  • Alterar a senha do fleming

No terminal logado no fleming, execute:

passwd

Preencha a senha antiga e a seguir a nova, e confirme-a. A senha deve conter no mínimo 6 caracteres, incluindo necessariamente números e letras (maiúsculas ou minúsculas).

Acessando periódicos de casa

É possível ter acesso a revistas assinadas pela USP de sua casa. Para configurar, há 2 partes: abrir uma conexão ssh abrindo um túnel, e depois fazer com que seu navegador use esse túnel para acessar a rede. Note que configurar o navegador sem o túnel estar aberto vai impedi-lo de navegar.

Túnel

O túnel redireciona uma porta do seu computador para um computador remoto (no caso, o fleming). As portas até 1024 são acessíveis apenas pelo root e podem ser usadas por serviços do sistema, portanto é recomendável usar números altos.

  • No linux, use
ssh -D12345 foo@fleming.cecm.usp.br

supondo que você quer usar a porta 12345, e seu nome de usuário é foo.

Observação: isso também pode ser feito no PROCCM, bastando substituir fleming.cecm.usp.br por proccm.redealuno.usp.br, e usando o nome de usuário que você usa para logar nos computadores da sala de computação.

  • No windows, você precisa baixar algum programa para conectar-se ao fleming, caso não tenha ainda.
    • Recomendo putty (baixe aqui). Para conectar, preencha o host name com fleming.cecm.usp.br. No menu à esquerda, vá em Connection -> SSH -> Tunnels, coloque 12345 (ou outra porta) no campo source port, localhost no campo destination, selecione a opção Dynamic e então clique em Add. Aí, basta ir em Open para conectar-se, colocando nome de usuário e senha quando pedir. Isso tudo pode ser simplificado salvando a sessão (menu Session, a tela inicial).

Configurando o navegador

  • Firefox

Abra as Preferências (menu Editar no linux, ou menu Ferramentas no windows), vá para Avançado, e daí para a aba Rede. Clique em Configurações... da Conexão. Na janela de Configurar conexão, selecione a opção Configuração manual de proxy e preencha o campo SOCKS com localhost e a porta correspondente com 12345 (ou a porta que você escolheu ao criar o túnel). Dê os Ok's necessários e seja feliz.

Se você usa com frequência, é útil usar a extensão Custom buttons, adicionando o botão "proxy" (veja nessa página), que alterna entre a conexão direta e a manual - ou seja, nem precisa ficar abrindo preferências, menus etc.

  • Internet Explorer

Se você realmente quiser usar essa coisa que chamam de navegador, faça o seguinte:

Vá em "Opções da Internet", acessível pelo menu Ferramentas ou diretamente no Painel de Controle do Windows. Lá, vá na aba "Conexões". Nesta aba, você tem uma lista de conexões configuradas no seu computador. Selecione a que você está utilizando. Então clique no botão "Configurações", à direita. Na nova janela, selecione "Usar um servidor proxy para esta conexão..." e clique no botão "Avançado...". No campo "Socks" coloque "localhost", e no campo "Porta" à direita coloque "12345". Deixe os demais campos vazios.

Clique em todos os "OK" necessários para voltar a navegar.

Para desconfigurar, vá até o mesmo lugar, e desabilite a opção "Usar um servidor proxy para esta conexão...".

Ver também