Discussão:Catálogo de professores
Achei legal a proposta, mas achei também que os comentários da maioria dos professores estão num tom bastante ofensivo e reducionista. Apesar de o Wiki ser um espaço para críticas e desabafos, acho que isso pode ter uma repercussão ruim e que os tais professores possam não gostar. Observe que o Wiki é facilmente acessível pelo Google, em muitos casos ocorrendo na primeira página. Acho que seria bom dar uma "moderada" no tom. Além disso o artigo está demasiadamente comprido, seria melhor que fosse dividido, talvez por institutos ou departamentos. Poder-se-ia criar também um modelo para os comentários. Leo (T15) 21:47, 29 Novembro 2006 (BRST)
- Eu sei que isso pode soar heresia mas existe uma maneira de tornar algumas áreas do wiki visíveis apenas usuários cadastrados? Note que isso não impediria que qualquer pessoa lesse mas reduziria a visibilidade do artigo restrito, obrigando o leitor a se cadastrar e dificultando a vida do Google. Lfsr 12:27, 30 Novembro 2006 (BRST)
- Eu creio que não Líder, mas não conheço o software. Leo (T15) 14:13, 1 Dezembro 2006 (BRST)
A propósito, de onde veio essa lista? Como se reuniu informação sobre tantos professores??? Leo (T15) 21:57, 29 Novembro 2006 (BRST)
- A versão inicial veio de comentários na lista de emails da T12 a pedido do próprio Atkins. Lfsr 12:27, 30 Novembro 2006 (BRST)
Bem, acho que os comentários são importantes. Contudo, acho também que esta lista é um bem importante para os alunos do Ciclo Avançado (tanto que fui eu que sugeri ao Bruno que a colocasse no Wiki). De modo que eu proporia algumas regrinhas:
- pensando em comentário feito pelo Vítor, como a avaliação é subjetiva e passível de diferir entre as pessoas, acho que poderíamos abrir espaço para diversos comentários, colocando-os como tópicos, um após o outro, caso mais de uma pessoa tenha comentários a fazer sobre determinado professor;
- como bem disse o Leo, o artigo está muito grande. Poderíamos quebrá-lo da seguinte forma: criar novos artigos para cada um dos Institutos; esta página aqui conteria então os apontadores para os outros artigos.
Quanto ao tom depreciativo de alguns dos artigos, não pensei no que fazer. Espero que outros achem uma solução.
Acho que o tom depreciativo pode ser amenizado... mas não muito, pois há casos em que não tem como expressar a opinião de outra maneira... Colocar exemplos do porquê não gostam de determinado professor também é uma boa... --Sonic Orochi 20:22, 30 Novembro 2006 (BRST)
Caso o tom ofensivo e reducionista tenha deixado dúvidas, me refiro aos comentários "merda", "burra", "filho da puta" e mesmo "Não fede nem cheira" (que embora não seja depreciativo é reducionista), encontrado principalmente nas descrições dos profs do IQ. Acho que poderíamos separar a avaliação de cada um em categorias, como já estão separadas em alguns casos. Sugiro este esquema, coloquei alguns tópicos que poderiam ser comentados em cada um.
- Didática e Lousa/Slides: Comunicação, organização, facilidade.
- Conteúdo: Se o professor dá muito matéria, muito rápido, muito rigorosamente ou foge completamente do assunto.
- Avaliação: Dificuldade, Rigor da correção, Cálculo da nota, Listas, EPs, Subs, Recs.
- Material/Bibliografia: Qualidade do material disponibilizado e recomendado.
- Humor/Relacionamento: Quão bem o professor trata os alunos, é acessível, tem disposição, tem boa-vontade e se tem um humor estável.
- Conceito geral: Em suma; sugiro alguns adjetivos meio padronizados do tipo: insatisfatório, fraco, satisfatório, razoável, bom, muito bom, ótimo, o cara, superfodão, Deus, etc...
- Outros comentários: O que mais for pertinente ou interessante.
Além disso, concordo com a sugestão dos comentários múltiplos em cada categoria, e com a quebra do artigo por institutos. --Leo (T15) 14:06, 1 Dezembro 2006 (BRST)
Uns 5 ou 7 critérios são suficientes. Com notas de 0 a 5. Ou, pra ficar mais claro, adjetivos de 0 a 5: péssimo -> muito ruim -> ruim -> mediano -> bom -> muito bom -> excelente. 0k 15h01min de 3 de março de 2015 (BRT)
lAB. tECNOLOGIA vÁCUO IFUSP
QUERO FAZER ESSA OPTATIVA, ALG. SABE ALGUMA SOBRE AS AULAS TEORICAS /PRÁTICAS? ME DISSERAM Q. HÁ POUCOS INSCRITOS, SERÁ Q. OS PROFESSORES SÃO RUINS?
- Bom, um camarada meu foi monitor dessa matéria (Pedrão, do Pelletron), e pelo o que eu me lembre, ele me disse que o professor responsável é muito bom na área e que tb tinha umas visitas marotas a alguns laboratórios e talz... não lembro direito... aliás, quem ser DANI?? --yuu 23:06, 15 Fevereiro 2007 (BRST)
Genial isso aqui. Sou professor na Poli e estou recomendando aos meus alunos que comecem a usar essa ferramenta de avaliação dos professores. Tudo bem se o povo da Usp em geral pegar carona na wiki de ciências moleculares? F Pait