Problemas do CM
O ambiente do CM tem problemas, alguns relacionados à estruturação do Curso de Ciências Moleculares, outros ao espaço, professores e alunos.
Os comentários abaixo foram postados por usuários do Wiki e não necessariamente representam opiniões consensuais dos alunos e/ou docentes do CM.
Índice
Problemas do curso
Para problemas relacionados à grade horária, ementa, qualidade e outros aspectos estruturais do curso, ver problemas do CCM.
Problemas do favo 22
Problemas relacionados aos professores
Periodicamente as turmas do CM enfrentam alguns professores equivocados em relação ao perfil dos alunos do curso. O problema é mais incidente entre os professores novatos, mas não é exclusivo deles.
Síndrome dos alunos geniais
Muitos professores têm a imagem de que os alunos do CM são em algumas ordens de grandeza superiores ao resto da universidade. Em geral, tal crença é também acompanhada de suposições como alunos insaciáveis por informação, de dedicação sobrehumana, capazes de passar semanas sem dormir enquanto estudam simultaneamente todas as matérias. Este é um mito que traz uma versão bastante distorcida da realidade. O Curso de Ciências Moleculares é um curso voltado à carreira acadêmica, com um processo seletivo sobre os alunos já antes selecionados pela Fuvest, com uma certa fama de ser um curso sério, exigente e de qualidade, e como tal, é de se esperar que lá se encontrem pessoas de um nível bom de conhecimento, em média, e uma certa identidade de interesses, o que em geral é verificado, ao menos em maioria. Não há no entanto, nada na proposta ou ou na estrutura do curso que pretenda garantir a seleção ou exigir genialidade dos alunos, alunos estes que podem ter vindo de qualquer curso da USP, relacionado ou não com as matérias ministradas no ciclo básico. Apesar disso, é comum o caso de alunos bastante interessados, brilhantes e/ou com desempenho muito bom nas turmas, o que possibilita uma experiência enriquecedora para ambas as partes do curso.
Síndrome dos alunos de pós-graduação
Um pouco relacionado à síndrome anterior, com muitos sintomas em comum, é a imagem de que os alunos do curso são alunos de pós-graduação (ou indistinguíveis de tais). Apesar de ser um curso voltado à carreira científica, o CCM é um curso de graduação cujos alunos, em sua grande maioria, ainda não são formados em nenhuma faculdade. Além disso, por se tratar de um curso interdisciplinar, é comum que os alunos estejam vendo muitos assuntos pela primeira vez, sem que tenham tido nenhum contato prévio, ou mesmo que tenham deficiências de conhecimento básico em tais assuntos. O CM é um curso que pretende introduzir os alunos a algumas das principais áreas e linguagens da ciência para que se tornem aptos a futuramente escolher e pesquisar assuntos sem as restrições convencionais de linguagem e conceitos que cada área do conhecimento costuma criar. De modo que é um curso que tem como meta iniciar alunos de graduação à pesquisa científica, tal como uma iniciação científica, e não se compromete a exigir prontamente que os alunos já estejam habituados e bem treinados a realizá-la.
Problemas relacionados aos alunos
Freqüência nas aulas e estudo em casa
Alunos que faltam muito ou simplesmente não vão às aulas são um problema frequente que ocorre em várias turmas. Uma proposta de solução é o professor oferecer a opção desses alunos estudarem em casa, sem a necessidade de presença, podendo ou não fazer uma avaliação diferenciada. Isso já foi feito na turma 15 no curso do prof. Emer.
Desorganização e falta de integração das turmas
(Aguardando propostas)
Conflitos internos nas turmas
Solução: festinhas, bebidas e videogame.