Navalha de Andrade
A "Navalha de Andrade" é um princípio de filosofia da ciência encarnado diariamente pelo Renato e concisamente enunciado pelo Bruno durante uma discussão sobre o mistério do sofá mudando de lugar na copa. Desde então figura em grande parte das discussões moleculentas como um guia heurístico da zoeira verdade. Sua influência e contribuição à humanidade é tal que seu criador enunciou "Quero isso na minha lápide" (ANDRADE, Renato).
Enunciado
"A teoria mais divertida deve ser a verdadeira"
Origens
O princípio da Navalha de Andrade é uma correção ao comparavelmente muito inferior princípio da Navalha de Occam, enunciado como "Se um mesmo fenômeno tiver múltiplas explicações, a mais simples deve ser a correta", usado tradicionalmente em etapas de verificação do método científico. A Navalha de Andrade foi primeiro enunciada durante uma discussão sobre as razões para o arranjo do sofá na copa estar misteriosamente mudando de lugar:
- Renzo: "Do outro jeito tava bem bom, cabia até outro sofá; aliás, no lugar desse bebedouro e armarico cabe suave outro sofá"
- Renato: "O Isaac tá sabotando o segundo sofá"
- Guain: "Na real acho que ele só muda de lugar quando a copa é lavada pela moça da limpeza"
- Renato: "Minha teoria é mais divertida"
- Bruno: "A navalha de Andrade: a teoria mais divertida deve ser verdadeira"
E o resto é história.
Andrade X Occam
Um exemplo ilustrativo claro demonstrando a superioridade de Andrade sobre Occam é obtido criando uma teoria para explicar as falhas nos experimentos no laboratório de biomol: Se o experimento final deu errado, a navalha de Occam diz que a teoria correta é a mais simples. Portanto, um erro durante uma centrifugação é uma teoria mais forte que o uso de um álcool com porcentagem errada seguido de um erro durante a centrifugação; mal sabia Occam que a resposta correta seria uma combinação não linear de erros de centrifugação, identificação de reagentes, uso de álcool errado, tempo impreciso de heat shock, falta de habilidades manuais com a pipeta e uma boa dose de má sorte para temperar. Já pelo critério de Andrade, obviamente essa seria a correta, como verificado experimentalmente. Tem-se como corolário que Occam nunca fez lab de biomol.
Algumas aplicações
- Compreender como é
sorteadodeterminado o orçamento anual do curso;
- Gerar perspectivas
muito maiscríveis sobre o cenário geopolítico mundial de 2016-2017;
- Finalizar uma discussão na copa
pra começar uma nova.