Mudanças entre as edições de "Guia dos Bixos 2006"
Linha 110: | Linha 110: | ||
\subsection*{''Sombra'' Bruno (POLI)} | \subsection*{''Sombra'' Bruno (POLI)} | ||
É o Sombra e ganhou o apelido logo na primeira semana por quase nunca aparecer nas aulas, aparecer repentinamente e sumir rápida e misteriosamente. Cearense, é um contra-exemplo para a famigerada e estereotípica malemolência nordestina. Com sorte você o encontrará no cm antes de se formar, quando isso acontecer, não se assuste se ele simplesmente se desmaterializar insuspeitadamente. | É o Sombra e ganhou o apelido logo na primeira semana por quase nunca aparecer nas aulas, aparecer repentinamente e sumir rápida e misteriosamente. Cearense, é um contra-exemplo para a famigerada e estereotípica malemolência nordestina. Com sorte você o encontrará no cm antes de se formar, quando isso acontecer, não se assuste se ele simplesmente se desmaterializar insuspeitadamente. | ||
− | |||
\subsection*{''Peitinhos molhados'' Carlos (IME)} | \subsection*{''Peitinhos molhados'' Carlos (IME)} | ||
Linha 154: | Linha 153: | ||
\subsection*{''Fena'' Renato (Engenharia de São Carlos)} | \subsection*{''Fena'' Renato (Engenharia de São Carlos)} | ||
− | O | + | O melhor motorista da T15, conseguiu capotar o carro na rotatória do P1, batendo todas as faces do veículo e ainda sair vivo. Infelizmente o Mal de Parkinson afetou sua capacidade de micropipetagem. |
− | |||
\subsection*{Ronaldo} | \subsection*{Ronaldo} |
Edição das 00h58min de 7 de agosto de 2006
Freakazoid Just do it 17 Xerox Planta inventar profs novos
\label{sec:int}
\section*{Introdução} Meus pêsames, queridos Bixos, e sejam bem-vindos ao Curso Experimental de Ciências Moleculares. Experimental porque estaremos constantemente fazendo experimentos com vocês. Se vocês chegaram até aqui, lembrem-se: ainda há tempo de desistir! Mas vocês são insistentes, certo? Fazer o quê? Todos nós somos, mas não se iluda ao pensar que isso tornará o processo mais fácil, bixo. O curso é sem dúvida uma experiência construtiva, além de destrutiva, é claro!
\subsection*{Exercício:} Estime o tempo de meia-vida de sua turma.
\section*{Professores}
\subsection*{Etelvino Bechara}Este menino já foi preso, fez greve de fome durante a ditadura, é crítico de arte e pesquisador fodão nível 1A do CNPq. Ávido pesquisador da bioluminescência e dos vagalumes, essa notável figura passa a vida em busca da fórmula da juventude. Irá ensinar como a "GlutatiOONa entra pa'dentro da MitocOONdria". Têm uma memória vastíssima sabendo as nuances das linhas de pesquisa de todos professores do IQ, e já teve aula com o Krebs, repito COM O KREBS. P.S.: É possível que ele pergunte se seu nome é Édison ou Daniel, mesmo que seja a segunda vez que faz o curso.
\subsection*{Manuel Mané Garcia} Uma figura muito peculiar, teve que largar o vício do giz pela caneta (acredite, vocês vão entender). É inconfundível e onipresente por sua irradiação no CM. Suas frases são famosas, como; "profundidade de uma poça d'agua" que descreve bem esse manual. P.S.: Foi orientado pelo Chain, o criador da famosa regra de Chain (Chain rule).
\subsection*{Paulo Sérgio} Um grande contador de histórias, suas aulas conseguem percorrer todas as ramificações da cultura humana, eventualmente até passando por química. Não deixem de ouvir as incríveis e emocionantes histórias de Nauru e do coentro! P.S.: Paulo Sérgio.
\subsection*{Exercício:} Faça um mapa cenceitual de uma aula do PS.
\subsection*{Valdir Guimarães}
\subsection*{Alan Mitchel Durham}
\section*{Funcionários}
\subsection*{Faxineiras}Talvez sejam apenas gnomos, ou elfos domésticos, só se sabe que poucos realmente chegaram a vê-los e que, milagrosamente, toda manhã o chão aparece varrido. Existe tambem um goblin mal-humorado que tem o impressionante poder de destruir EPs e acordar os dorminhocos (qualquer ser que varou a noite).
\subsection*{Ceu Mineu}Responsável pela biblioteca e pela sala de computação, É o personagem responsável por manter os alunos informados sobre os números da loto, notícias recentes e os livros a serem renovados. Grande desportista do CM e patrono de nossa da atlética (AAACM), pretende concorrer no Bixusp nas modalidades Cruzadinhas e Loto.
\subsection*{Marisa}Antes eram duas, agora acompanhada da Patríciasão as secretárias do CM... A secretaria mais eficiente da USP, qualquer coisa que precisar, desde histórico escolar, até o seu número do CPF ou um ombro amigo, é só chamar por elas.
\subsection*{Máquina de Xerox}Ser temperamental, mas algum dia você precisará dela. Nesse dia, reze para ela estar de bom humor...
\subsection*{R2D2}O robô disfarçado de ar-condicionado da biblioteca.
\section*{Sala de computação}
A sala de computação do CM é um pouco diferente das outras unidades (com exceção talvez da sala do IME), sendo administrada pelos próprios alunos. Na verdade, apenas o sistema Linux é controlado pelos alunos, o windows é controlado pelo CCE, com toda a burocracia e demora resultante...Caso alguém da turma de vocês tenha o mínimo de conhecimento para poder ajudar na administração, basta entrar em contato com algum dos administradores. O nome de alguns: Edgar da turma XIII e Lucas da turma XII. A conta de vocês será aberta ainda essa semana, estamos apenas esperando o CCE finalizar algumas bobagens burocráticas.
Estão disponíveis tanto windows quanto Linux, que poderão ser usados assim que tiverem suas contas abertas. Nas 1as semanas de agosto haverá, em horário ainda a ser combinado, um pequeno curso de linux, que provavelmente o auxiliará bastante. A conta de cada usuário é limitada a apenas 1Gb de espaço, portanto procure restringir-se ao pequeno espaço que lhe cabe.
\section*{Representante de turma}
Dentro de algum tempo, a classe terá que eleger um representante de turma. É aconselhável que a classe não se apresse muito nessa escolha, tendo em vista a importância desse.
O RT age principalmente em duas reuniões com a comissão: A 1a em meados do semestre, serve meramente para avaliar o curso e a atuação dos professores. Essa reunião é feita pouco depois do questionário (o mesmo repassado na maioria dos institutos). Nessa hora, o representante só tem que clarificar certas dúvidas dos professores em relação ao questionário ("por que um aluno reclamou de ....") e expressar a visão da classe com relação ao curso. A 2a no final do semestre é a mais temida, e nesse momento o RT tem que defender os que estão na corda bamba.
\section*{Comissão}
A comissão é um grupo de professores que visam avaliar, aperfeiçoar e manter o curso nos eixos. Tambem são responsáveis pelo jubilamento e decisões de caráter mais burrocrático. Algumas vezes os RCs estão presentes e participam dessa tomada de decisões.
\section*{Turma 14}
\subsection*{Alex} Lorão do IME, pode chamar pra breja depois da prova, ou antes até. Eterno turista, é comum vê-lo passeando durante as tardes pelos corredores do CM. De acordo com sua tese, homem que é homem fala ``Merrrda e ``féladapôta ao menos uma vez por hora. Er ist ein huhrensohn und schwule sau.
\subsection*{Cecília} Politécnica, precisando dela, é só ir procurar na piscina, não importa se é véspera de prova e todos estão desesperados estudando... Vale dizer que seu grande sonho é competir no Interusp, coitada. Frequentadora assídua das cervejadas da Poli.
\subsection*{Fernanda} Garota mais saltitante e falante da turma, é praticamente fanática por bichinhos, principalmente os seus de estimação. Parente direta da Xuxa, por mais que ela negue, essa gaúcha apesar de ser fiel ao chimarrão, recusa o famoso churrasco gaúcho por ter-se traumatizado com a tortura de pobres ratinhos no laboratório do Bechara.
\subsection*{Marina} A única química da turma 14, conforme a tradição, abandonou-a em favor da biologia molecular, em que já é pesquisadora - vive em seu laboratório com seus genes MIC, RECK, etc., mas vez ou outra visita seus coleguinhas de curso. Se tiver sorte, você poderá ouvir sua voz de vez em quando.
\subsection*{Renato} Acreditamos que ele pertença a alguma civilização alienígena. Sem dúvida nenhuma inconfundível em sua técnica de aprendizado por difusão e grande mestre na arte de dormir sentado. Entre seus discípulos encontra-se Yul, que aprendeu a grande arte com este Mestre. Escreve programas de 500 linhas em tempo recorde e passar horas a fio discutindo o número de afinadores de piano em Nova York (fica a partir de já a pergunta pros Bixos...)
\subsection*{Bira} Cearense arretado e único representante da Bio que sobrou no curso, inspirou um jogo de computação no 1o semestre. Evolucionista convicto, ainda vai nos salvar do câncer e do envelhecimento, ao menos esperamos. Também funciona a álcool. Dorme com o Renato.
\subsection*{Vitor} O mais sussa da turma é um metaleiro fã de Bach, que também curte línguas, vive trocando uns grunhidos ininteligíveis com o boo (digo isso porque não entendo mandarin). Foi açoitado pelo CM até aprender a estudar, o que se opôs a seus princípios éticos, morais e religiosos. Adepto fervoroso de Tarantino e filmes de Samurai afins, grande companhia para relatórios tarde da noite de sexta e batatas com requeijão.
\subsection*{Yul} Farmacêutico (sabe-se lá por quê!). Que tipo de nome é esse? Chinês? Coreano? Vietnamita? Cambojano? O mistério continua... Grande jogador de peteca (ele continua querendo nos convencer de que joga baseball, aliás softball \emph{misto}). Depois das seis da tarde ele sofre uma brutal metamorfose, melhor conhecida pelo cara que dorme com ele. Com certeza um grandíssimo cara, o Yul.
\section*{Turma 15}
\subsection*{boo Alexandre Lin (Farmácia)} Veio da T14
\subsection*{Sombra Bruno (POLI)} É o Sombra e ganhou o apelido logo na primeira semana por quase nunca aparecer nas aulas, aparecer repentinamente e sumir rápida e misteriosamente. Cearense, é um contra-exemplo para a famigerada e estereotípica malemolência nordestina. Com sorte você o encontrará no cm antes de se formar, quando isso acontecer, não se assuste se ele simplesmente se desmaterializar insuspeitadamente.
\subsection*{Peitinhos molhados Carlos (IME)}
\subsection*{Daizo (Bio)}
Ah nããão, o Daizo foi embora! A alma mais feminina da T15 voltou para a biologia.
\subsection*{Daniel (POLI)} Odeia a Poli e tem um talento impressionante pra jogos de videogame e pc.
\subsection*{Felipe (Direito!)} O cara do Direito, depois de enjoar de cálculo e de ser chamado de o cara do Direito (apelido sempre acompanhado de uma expressão de estranhamento), resolveu voltar pra lá, onde todos são caras do Direito.
\subsection*{Cabelo Fernando Meirelles (IME)} Membro mais querido da T15, todo mundo chorou com muita comoção quando ele resolveu nos deixar.
\subsection*{Pizza Fernando Rossine (Bio)}
\subsection*{Japonês Gustavo (Física)}
Seguindo a grande linhagem de japoneses safados do cm, é o sucessor do Yul. Apesar da T15 ter vários orientais que normalmente os ocidentais idiotas apelidariam genericamente de 'japoneis', ele é o único que ganhou esse apelido na T15.
\subsection*{Layra (Química)} A garotinha malvada proveniente da química ( realmente malvada ), ganhou do meigo pizza o carinhoso apelido de larva do capeta. Voltou pra química, dizem as más línguas.
\subsection*{Leo (IME)} Daltônico, não sente cheiro, não tem peso, é feito de luz e tem um contato muito tênue com a realidade, mora na Wikipédia, de onde administra o blog da T15.
\subsection*{Luis (IME)} Assim como o Felipe, ele não gosta de queijo.
\subsection*{Luiza (Química)}
\subsection*{Matheus (Física)}
\subsection*{Rafael (Informática Biomédica de Ribeirão Preto!)} "Sou caipira pirapora nossa Senhora de Aparecida..." Famoso pelos seus drogadilhos
\subsection*{Renan (Biologia)} Putão, resolveu ir pra Administração, mas ainda pertence à T15.
\subsection*{Fena Renato (Engenharia de São Carlos)} O melhor motorista da T15, conseguiu capotar o carro na rotatória do P1, batendo todas as faces do veículo e ainda sair vivo. Infelizmente o Mal de Parkinson afetou sua capacidade de micropipetagem.
\subsection*{Ronaldo} Também conhecido por R* (por exemplo, Rômulo, Ramalho, Rasputin, Rapunzel, Representante etc.), foi abduzido e usado em testes obscuros por alienígenas. Esta é uma prática comum no CM, e seu sucessor será selecionado dentre vocês. Também pertencente ao grupo alcoólatra da turma, aguardem o momento de seu retorno.
\subsection*{Saulo (IME)}
\section*{Leituras Úteis}
Seguem abaixo algumas leitura que podem ser úteis:
\subsection*{The Hitchhiker's Guide to the Galaxy} Grande livro de Douglas Adams, valorosíssimo pelos seus ensinamentos, piadas e grandes passagens.
\subsection*{Lectures on Physics} A obra-prima de Richard Feynmann, sem dúvida nenhuma de grande valor para estudantes de física.
\subsection*{Calculus} Leitura obrigatória no CM sem dúvida nenhuma pois, fato consumado, quem não se ajoelha em frente ao grande Mike Apostol não passa em matemática.
\subsection*{Biochemistry} Não importa se Voet, Stryer ou Lehninger, o importante, o importante mesmo é passar na matéria do Bechara. Bioquímica é grana afinal de contas.
\subsection*{A Solução} Bioquímica Básica, do Bayardo. Traz tudo o que você queria saber sobre os três anteriores, mas não conseguiu entender por não ter tempo de ler 300 páginas sobre o ciclo de Krebs.
\section*{Citações}
``Eu acho que a química é uma grande mentira!- Bira\\ ``Ronquei muito hoje, o cara que dorme comigo falou que... - Yul\\ ``Muito gentil da sua parte. - Marina\\ ``Yul, vai se fudê! - Renato\\ ``Mas se a gente analisar os ritmos circadianos num sistema binário... - Fernanda\\ ``Porque a gente tá pensando que aqui é um Big Brother, todo semestre tem o paredão! - Marcelo, ex-T.14\\ ``Proteínas tem sinais intrínsecos que governam sua localização intracelular. - Prof. Emer Suavinho Ferro\\ ``Lá vem o bicho pidão! - Marisa Paz\\ ``Ah meu, vai pro banheiro! - Marisa Fitas\\ ``... - Ceu Mineo (fazendo cruzadinhas do Estadão)\\ ``You God damn ModaFucka! - Vitor\\ ``o sentido de uma vida vivida em vão - Mané