Mudanças entre as edições de "Bandejão"
m |
(Desfeita a edição 16092 de Mairon.lima (Discussão)) (Etiqueta: Desfazer) |
||
Linha 76: | Linha 76: | ||
* [http://www.usp.br/coseas/CAlmdoc.htm Restaurante dos Docentes] | * [http://www.usp.br/coseas/CAlmdoc.htm Restaurante dos Docentes] | ||
+ | [[Categoria: Comida na USP]] | ||
[[Categoria: USP]] | [[Categoria: USP]] |
Edição das 21h13min de 6 de março de 2020
O bandejão, bandeco ou bandex é o restaurante universitário da USP. É de longe a saída mais econômica, e acaba sendo também a de melhor custo-benefício para uma refeição razoável. Infelizmente ele sai periodicamente de funcionamento devido às greves da USP, criando problemas financeiros aos moleculentos.
Índice
Tickets e preços
Para comer no bandejão é necessário se comprar tickets no caixa que fica próximo ao bandejão central e apresentá-los na entrada do restaurante com alguma identificação que mostre vínculo com a USP (usualmente a carteirinha USP).
O preço dos tickets (para estudantes):
- R$0,50 Café da manhã
- R$2,00 Almoço/Janta
Restaurantes
Há vários restaurantes da USP, estes são os da cidade universitária:
- Restaurante Central (café da manhã, almoço e janta) : Localizado próximo ao bloco G do CRUSP.
- Restaurante do Instituto de Química (almoço e janta) : Localizado na Farmácia, é terceirizado (explorado pela Starbene) e em geral sua comida é melhor.
- Restaurante do Instituto de Física (almoço e janta) : Localizado no Instituto de Física, é apertado e cheio, porém tem suco à vontade !
- Restaurante da Prefeitura do Campus Universitário (almoço) : Localizado perto do Instituto de Física, mas não muito, é o mais espaçoso e a comida é razoável, apesar da inacessibilidade.
Há outros restaurantes universitários também, porém menos acessíveis à maioria dos moleculentos:
- Restaurante dos Docentes: Fica próximo à FAU e é aparentemente o melhor de todos, mas de difícil acesso aos alunos.
- Restaurante XI de Agosto: Fica na Faculdade de Direito, no Largo São Francisco (centro da cidade).
- Restaurante da Faculdade de Saúde Pública: Na Dr. Arnaldo, próximo ao Hospital das Clínicas (?).
- Restaurante da Escola de Enfermagem: Idem.
- Restaurante do Núcleo de Recreação Infantil: Bem, ele fica próximo ao CEPEUSP, mas acho que não vão deixar você comer lá.
Pratos
Há comidas boas no bandejão, infelizmente "com grandes comidas vêm grandes filas"...
- Strogonoff
- Torta Madalena
- Lasanha
E há sobremesas como:
- Arroz doce
- Sorvete
Mas não se iluda: o cardápio default de uma refeição no bandejão ainda é o bom e velho (não tão bom quanto velho) combinado:
- Arroz
- Feijão
- Carne Moída à Fantasia
- Mistura genérica sem carne (e.g. chuchu sauté)
- Salada (geralmente folhas verdes)
- Suco de Amarelo
- Frutas da estação (pfff - leia-se laranja!)
O cardápio do dia pode ser acessado na rede proaluno pelo script Bandex, criado pelo Lucas.
Efeitos colaterais
A alimentação no Bandejão é contra-indicada para pessoas hipersensíveis; o Bandejão não se responsabiliza por eventuais reações adversas. Entre as reações documentadas mais comuns estão:
Soneca pós-bandeco
De longe o efeito colateral mais comum, talvez atingindo mais de 80% dos usuários; embora não ofereça riscos significativos, pessoas em situação de emergência são aconselhadas a evitar.
Outros efeitos
Embora menos comuns, outros efeitos já foram relatados incluindo mas não limitados a: moleza, tontura, náusea, ardor epigástrico, vômito, alterações visuais e auditivas, fotofobia e impotência sexual.
Santa Ignorância e a Fila do Bandejão da Química
A fila do Bandejão da Química é famosa por seu característico "cruzamento de vias", o que ocorre toda vez que a fila de entrada cruza o caminho de quem quer sair do Bandex. Além, é claro, do congestionamento naquela pequena escada na entrada do estabelecimento.
Alunos da T15 conseguiram realizar a façanha (mesmo que por pouco tempo) de arrumar a fila do Bandejão. Isso só foi possível graças à aula do Torresi naquele dia. Tal feito durou pouco pois a fila do Bandex estava curta e não se manteve na conformação de melhor aproveitamento (ficou instável). Ela deveria seguir o modelo visto na foto ao lado, de modo que a fila de entrada seguiria pela rampa e pela via esquerda, e o caminho de saída deveria ser onde geralmente é a fila de entrada errada.
Será que foi mesmo um Politécnico quem realizou a obra do Bandejão da Química? Aquela rampa para deficientes de cerca de +10m de diferença nos faz crer que sim...
Links
- O cardápio dessa semana!
- Bandejão da Química (reparem na foto da Luiza)
- Restaurante dos Docentes