Catálogo de professores

De Wikoleculares
(Redirecionado de Professores da USP)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O objetivo deste artigo é mostrar as diversas opiniões sobre os docentes da USP, servindo como um banco de dados, para que, assim, os alunos possam vir a escolher de forma mais criteriosa (sempre que possível) seus futuros professores. Todas as opiniões aqui presentes são, a princípio, anônimas.

OBS.: O que segue são (ou ao menos deveriam ser) opiniões sobre os docentes no quesito ensino -- e, mais especificamente, no que diz respeito às disciplinas. Cabe lembrar que o cara pode ter uma aula fantástica e não ser um bom orientador, por exemplo. (E vice-versa, é claro.)

Índice

EACH

Fernando Auil

Por muito tempo era o professor mais coxa, porém acho que se ofendeu com a fama.

Contudo, é autor do único livro de Cálculo em português disponibilizado de graça na Internet (ainda não concluido). Nas provas, pelo menos 5 exercícios são baseados nas listas do livro, portanto quem fizer as listas consegue aprovar com nota mínima. Quem almejar notas mais altas deve trabalhar mais.

Acho que deve ser o único professor que permite consultar material nas provas (livros, apostilas, etc).

Se recusou a dar aula de Tratamento e Análise de Dados e Informações (TADI) para a turma de Lazer e Turismo que Nathan (TXXX) fazia parte, mas no mesmo semestre disse amar a turma de GPP que o Matheus fazia parte.

Ana Amélia

Ótima. Boa didática, provas justas e procurar atender ao máximo os alunos.

Fátima Lourdes

Regular. Didática fraca, provas justas, trabalhos díficeis.

Stéphane Malysse

Não recomendado. Ele busca torturar todos os alunos que não gostam do curso dele.

EP

(Espaço para opiniões dos alunos a respeito de professores da Escola Politécnica)

FCF

Ranvaud

Igual à Silvia Berlanga, apesar de a aula ser mais confusa.

Regina Lúcia Moraes Moreau

Muito boa.

Silvia Berlanga

Semi recomendada. Ótima pessoa, aulas meio confusas, mas disponibiliza todo o material e dá uma bibliografia muito boa.

FD

Bernardo Bissoto Queiroz de Moraes

Ótima aula, super didática, mas ele normalmente apenas auxilia nas monitorias e no Exame Oral.

Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi

Perde minutos preciosos da aula comparando os alunos do Brasil com os da Alemanha, Itália e de outros países "de primeiro mundo" ou expondo sua revolta com o fato dos alunos estagiarem, dedicarem-se à política no campus e com sistema de Ensino Superior do país, em especial o da FD. Nunca termina a explicação programada para a aula, faz perguntas aos alunos e é muito rigoroso.

Elival da Silva Ramos

Aula pouco produtiva e perde muito tempo reclamando do STF. As monitorias são péssimas, super mal organizadas, com grupos enormes e dois monitores, ou seja, é super confuso. A nota da monitoria vale 1/3 da média e o esquema de avaliação depende integralmente dos monitores, que podem mandar fichamentos de textos enormes, perguntas ou contar apenas a participação.

Fernando Campos Scaff

Professor mediano. Muitas divagações que nem sempre são úteis. Gosta de contar casos que apareceram no escritório dele e termina sempre a aula mais cedo. Prova extensa para ser feita em tempo mínimo, sempre com um caso prático e 8 questões. As monitorias servem para que pequenos grupos dentro dos grupos maiores nos quais a sala é dividida avaliem e expliquem alguns Acórdãos; se tiver sorte e pegar bons monitores, é ótima, mas também pode-se acabar com um monitor carrasco e não importar o quanto os alunos se esforcem as notas são baixas. Especializado em Direito Agrário.

Gilberto Bercovici

Aula péssima, totalmente enfadonha. Parece que ele lê um texto extenso para ele mesmo, em frente ao espelho, entediado. As monitorias são péssimas e a dificuldade da avaliação depende do humor do professor ao prepará-la.

Hélcio Maciel França Madeira

Aula boa, apesar de nunca terminar a explicação programada para a aula. Se for a primeira aula, o rendimento cai, pois ele diz que o cérebro não funciona logo cedo.

Juliano Souza de Albuquerque Maranhão

Aula extremamente ruim. Muita divagação, e muitas vezes não se entende como o assunto inicial chegou ao assunto final. Não tem a mínima didática. É perda de tempo, compensa mais ler o livro sozinho do que assistir à aula.

Marcelo da Costa Pinto Neves

Usa palavras muito complicadas e técnicas, a aula é um pouco confusa, os slides são muito extensos e não dá tempo de copiá-los e anotar o que o professor fala. Muitas pessoas têm dificuldade de entender seu sotaque nordestino. Há fichamentos e seminários. A prova consiste em 6 perguntas divididas em três blocos e é obrigatória a resposta de apenas uma pergunta de cada bloco.

Patrícia Faga Iglecias Lemos

Aula didática, com os trechos mais impostantes da matéria ditados. Adora orientar alunos. Sua área de especialização é Direito Ambiental e é a professora responsável pelo grupo de estudos da Faculdade sobre o tema.

Pierpaolo Cruz Bottini

Recomendadíssimo. Aula didática, bem preparada e avaliação super tranquila. Textos obrigatórios para serem lidos e debatidos em aula, são escolhidos nomes aleatórios da lista de chamada para responderem às perguntas e se o aluno não estiver ou não tiver lido o texto perde 0.5 ponto na média.

Samuel Rodrigues Barbosa

Aula ruim, sem didática. A monitoria é super rigorosa, mas é somente nela em que se aprende alguma coisa.

FE

Rita de Cassia Gallego

Sempre dá didática e vale muito a pena fazer com ela. Sempre aberta à sugestões, gosta que os alunos participem da aula, principalmente aqueles que já tem experiência com sala de aula. As avaliações são justas, dá pra passar.

FFLCH

Ana Paula Tavares Magalhães

Boa professora, muito boa didática. Temática inteiramente voltada para a igreja católica. Recomendada para quem gosta do assunto. Poucos textos para ler e bem curtos, porém muitos são em inglês ou francês. Prova até fácil, mas critério de avaliação rigoroso pakas. Professora muito gente boa mesmo. Compreensiva com os alunos da noite, sempre termina a aula umas dez e pouquinho. Mas, em compensação, à tarde, nunca termina antes das seis e meia.

Ana Paula Torres Megiani

Ótima pessoa, muito simpática, mas a aula é muito confusa. Didática péssima. Aula composta por exposição e seminários.Prova trabalhosa. Critérios de avaliação não muito rigorosos.

Ana Maria Camargo

Semi-recomendada. Não se aprende muito na aula, mas os trabalhos feitos em sala compensão. Prova fácil. E para quem gosta de relaxar durante a aula, a voz dela é meiguinha e seu jeito de falar é gostoso de ouvir (pelo menos na opinião desta segunda pessoa que está escrevendo essa definição), é um tipo de espanador de stress, pelo menos naquele momento.

Antonio Penalves

Excelente professor, sabe muita coisa mesmo. Os conhecimentos que ele passa são aproveitados em várias ocasiões durante o resto do curso. Didática boa, prova razoável, critério de avaliação relativamente rigoroso.

Beatriz Regina

Professora muito gente boa. Prepara a gente muito bem para uma redação e costuma dar uma chance a mais a quem não passou. Vale a pena fazer matéria com ela.

Claudete B. Junqueira

Aula ruim, com conteúdo de cursinho. Aprofunda só quando está inspirada ou quando alguém pergunta. Mas é muito solícita pra responder as perguntas. Avaliação que não tem nada a ver com as aulas.

Dario Horácio Gutiérrez

É um dos velhinhos mais fofos que esta aluna já viu. Aula... vamos dizer... muito relaxante. O sotaque chileno dá um soninho delicioso, e pode-se dizer até que traz uma certa paz interior. Didática ruim, muitos textos para ler. No entanto, lendo-os, mesmo que você assista só metade da aula (é o máximo que dá pra agüentar acordado), você passa.

Eduardo Natalino dos Santos

Enfase no indio americano e na América pré-colombiana. Aulas divididas em duas partes: expositiva e análitica, onde analisamos um texto. Maioria dos textos em português. Boa pessoa. Duas provas bastante rigorosas. Trabalho rigoroso

Helizabeth Cancelli

Aulas boas e trabalhosas. Aprende-se muito. Avaliação realizado por meio de um relatório entregue na última aula. Não há recuperação.

Iris Kantor

Boa professora. Sabe dar aula e orientar os alunos nos trabalhos, muito boa pessoa. Avaliação em várias etapas: trabalho em grupo, individual e prova. Sempre disposta a orientar. Recomendada.

Janice Theodoro da Silva

Aula ruim, didática pior ainda. Avalição péssima (e difícil mesmo que você entenda o que ela está pedindo). Não monte apostila no inicio das aulas, pois o cronograma será alterado várias vezes ao longo do semestre e muitos textos nem serão lidos e outros mais serão acrescentados. Aprovação ou reprovação será decidida numa prova na última aula. Tome bastante café para se manter acordado durante a aula.

João Paulo Garrido Pimenta

Bom professor. Temática de aula mais voltada para a história econômica. Didática não muito boa (ele enrola um pouco para falar), critério de avaliação bastante rigoroso. Aula composta por parte expositiva e parte de discussão de textos e documentos. Muito educado e solícito com os alunos. Recomendado.

Koichi Mori

Professor piadista que só, simpático, muito legal mesmo. Agora, quanto às aulas... bem, ele é japonês do Japão e o português não é exatamente a língua que domina melhor. Assim... ele se esforça ao máximo, mas não dá. Não tem vocabuláro suficiente para dar a aula direito (várias vezes ele pergunta como é tal palavra em português). Vale à pena, mas não vá com muita expectativa para a aula. Avaliação fácil.

Lísias Nogueira Negrão

Bom professor. Justo e interessado com os alunos. O seu estilo de aulas é meio entediante,pois ele fala e fala sem parar de um jeito sereno, suave, ponderado, sem datashow ou qualquer coisa parecida. Mas as aulas têm muito conteúdo (até demais, tanto que muitas vezes é meio difícil de acompanhar), e você aprende muita coisa. Só tem que tomar cuidado pra não ir na aula com sono, senão... Trabalho difícil, prova MUITO difícil. Mas a avaliação dele não é muito rigorosa.

Marcia Regina Berbel

Muito boa, apesar de dar muito medo. As aulas são muito cansativas para quem não ama história política, porque a temática é inteiramente essa. Textos difíceis (2/3 deles em espanhol). Programa voltado para a política, e não muito completo. Avaliação rigorosa; um seminário meio difícil, um trabalho fácil e prova bem difícil.

Maria Inez Machado Borges Pinto

Se você deseja uma aula inteira para dormir ou ficar estudando outras coisas, essa é a chance. É compreensível que às vezes estejamos sobrecarregados, cansados, e nessas horas uma aula assim vem a calhar, não é? Agora, se você também concorda que o tempo é precioso, passe bem longe. No início do semestre ela até dava as aulas (nota: ela lia um livro para a sala, essa era a aula). Depois ficou melhor: os alunos passaram a dar as aulas pra ela (seminários). Avaliação pouco rigorosa- também, pudera!- (prova, seminário e relatório do seminário). Pelo menos os textos de aula são interessantes (pra quem gosta de história cultural).

Marlene Suano

Muito rigorosa, muito brava e nada simpática. Aulas boas nas quais se aprende muito. Critério de avaliação rigorosíssimo. Não tem dó de reprovar quantos ela achar necessário, mesmo que seja a maioria da sala.


Mônica Duarte Dantas

(FFLCH e IEB) Excelente professora. Dá para entender exatamente o que ela quer dizer, é a mais didática que esta pessoa aqui já viu até agora. Nas aulas você aprende muito mesmo. Avalição relativamente difícil, critério relativamente rigoroso. Muitos textos e documentos para ler.


Paulo Teixeira Iumatti

(FFLCH e IEB) O programa é lindo, mas a aula é péssima. Extremamente confusa,zero por cento de didática. É preciso ler os textos, pois é só com eles que você poderá contar. Avaliação pouco rigorosa, com prova e trabalho.


Pedro Puntoni

Recomendado. Avaliação e trabalho faceis. Aulas boas. Didático. As digreções que ele faz durante as aulas são ótimas. Vale a pena.

Rafael Marquese

Bom professor. Bastante crítico. Aulas boas e provas justas. Recomendado. Excelente didática. Temática de aula mais voltada para a escravidão, mas aborda outros assuntos também com maestria.

Sylvia Bassetto

Fala baixo, é enrolada, sem didática e não se aprende nada na aula dela. Avaliação fácil.

FM

Claudio Cohen

Recomendado.

Reinaldo Ayer

Recomendado.

IAG

Amaury A. de Almeida

Aula boa, prova tranqüila.

César Meirelles Filho

A sua aula é mediana, mas o professor é bem intencionado, ele sempre tenta dar mais uma chance pra quem está precisando de nota. O grande problema na verdade não é o professor em si, mas a matéria que ele costuma ministrar: AGA315. No Júpiter consta que o seu pré-requisito é apenas AGA215, fundamentos de astronomia, mas na verdade ela exige conhecimentos de eletromagnetismo, quântica e relatividade. Por isso, para quem não fez nenhuma dessas três, o curso pode parecer um tanto quanto complexo.

Eder Cassola Molina

A aula é bem descontraída, a matéria precisa ser muito chata para a sala dormir. As vezes usa slides, as vezes a lousa (um pouco bagunçada). O conteúdo das provas é o mesmo da aula (para as matérias que tem prova).

Eduardo Janot Pacheco

Conteúdo: aquém. Avaliação: fácil, porém o critério de correção é ruim. Pede seminário. Didática: razoável. Comentário: ele dá uma aula de menos de uma hora e sempre se atrasa. Falta muito. O conteúdo não tem muito a ver com a ementa e ele corre com a matéria, mas a avaliação é fácil e ele sempre pára para tirar dúvidas. Lousa: não tem, aula com slides.

Enos Picazzio

Conteúdo: o da ementa e mais algumas coisas sobre o que ele faz. Avaliação: nada a ver com a lista e puramente conceitual, difícil saber se foi bem ou não. Mão pesada pra corrigir. Poucas provas também. Didática: ele vai falar tudo com muito cuidado, muita calma, bem devagarinho, bem baixinho, fino, suave e tranqüilo. Nana neném que a cuca vem pegar... O Cristiano está falando sério, você vai dormir na aula dele. Lousa: não tem, aula em slides. Comentário: muito gente boa, mas a aula dele vai dar sono e ele vai cobrar na prova.

Jane Gregório Hetem

Conteúdo: Ela escreveu a grade curricular e o conteúdo da maioria das matérias da astronomia, então ela cumpre mesmo. Avaliação: tipo complete, ligue os pontos, você vai se sentir no jardim da infância. Os enunciados são imprecisos, o que leva a dúvida e erros. Comentário: muito gente fina, mas não deixe ela pegar no seu pé, senão ela mostra o lado cínico dela. Maior média do Cristiano, bem fácil. Lousa: organizada e ela gosta de escrever.

João Evangelista Steiner

Dá aula de slide, porém fala bastante e explica bem. Gosta de tirar dúvidas. Por ser muito ocupado, a correção de provas e listas costuma ficar a critério do monitor, que pode ser um carrasco e tornar matérias coxas complicadas ou um anjo.

Jorge E. Horvath

O professor é bem humorado, mas a aula não é muito boa porque ele pressupõe muitos conhecimentos prévios dos alunos, o que geralmente não é verdade. Além disso, suas listas de exercícios são altamente trabalhosas.

Marcos Perez Dias

Aulas razoáveis, provas tranqüilas.

Nelson Vani Leister

As aulas dele são muito ruins e como se não bastasse as provas são sem noção. Evite-o.

Roberto Boczko

Aula extremamente boa. É possivelmente o melhor professor do IAG.

Excelente professor. Dá aulas com datashow, e fornece as apresentações no começo do semestre. Muito simpático e gentil sempre que você tiver alguma dúvida. Um exemplo para todos os professores da USP. Vale a pena fazer qualquer matéria com ele.

Ronaldo E. de Souza

O professor é gente fina, a aula é razoável e as provas são de nível médio. Ele costuma dar três provas e considera as duas melhores notas.

IB

Regina Pekelmann Markus

Humor muito instável e exigente na aula. Não recomendável. Costuma a ficar vermelha e gritar com os alunos durante as aulas, especialmente caso façam perguntas que ela considere "burras".

Sergio Bueno

Professor do departamento de Zoologia, músico nas horas vagas e em aulas. Tem didática mediana, não é ruim mas também não é das melhores. A correção das provas costuma ser pesada. É aceitável.

Celia Priszkulnik Koiffmann

Ela tem aparência de uma avózinha fofa que servirá um chá com biscoitos caseiros, mas é aí que você se engana! É bem rígida com as correções e quase passa de mesa em mesa para dar visto nos exercícios. Controla frequência e dá algumas respostas meio estúpidas as vezes. Porém tem uma aula boa e sabe muito do que ensina.

ICB

Clarice Gorenstein

Muito boa.

Emer Suavinho Ferro

O que dizer?

Irene Yan

Muito recomendada. Muito didática, muito boa pessoa, disponibiliza tudo no site, e é engraçada pacas.

Li-Sei Watanabe

Altamente desrecomendado. Didática péssima, pensa que sabe desenhar, mas ninguém entende nada.

Marinilce Fagundes dos Santos

Recomendada. Apesar de lenta para entregar notas, dá uma boa aula, tanto teórica quanto prática.

Patricia Gama

Desrecomendada. Sabe muito, mas não tem uma didática das melhores.

Renato Paulo Chopard

Desrecomendado. Cirurgião dentista que sonhava fazer medicina. Didática ruim, aulas práticas piores e provas do demo. Fuja dele.

Ruy Gastaldoni Jaeger

Recomendado. Apesar de ser meio estressado, é gente boa. Aulas organizadas, mas não muito aprofundadas.

Sílvia de Campos Boldrini

Recomendada. Gente fina. Boa didática e aulas teóricas e práticas bem organizadas. Um pouco confusa as vezes.

IF

Adilson José da Silva

Recomendado. Aula boa, bem organizada. A lousa nem tanto, mas é perfeitamente inteligível. Didática abundante (ele fica provando coisas triviais de álgebra linear, mas é porque o pessoal da física tem algelin só nos reais). Listas semanais, pequenas (por volta de 7 exercícios, dos quais 3 são para entregar) e com exercícios essenciais tirados do livro-texto. Faça-as e a prova será fácil. Também é divertido.

Alinka Lépine-Szily

Super boa pessoa. Aulas boas, embora as vezes possam se tornar um pouco confusas. Provas coerentes com as aulas.

Aldo Craievich

Conteúdo: ok com a ementa; Avaliação: a de lab 5; lousa: inteligível; Comentário: a explciação experimental é muito demorada, muito repetitivo. Rigoroso nas correções. Fica tranquilo que voce so pega ele em lab se fizer lab 6.

Álvaro Vanucci

Aula razoável. Suas provas não são propriamente difíceis, mas são bastante longas.

Antônio Martins Figueiredo Neto

Aulas boas, prova entre mediana e difícil e não dá sub. Correção rigorosa.

Arnaldo Gammal

Conteúdo: ok; Avaliação: a de lab 5;; lousa: inteligivel; Comentário: a única coisa boa dele é que pega leve na correção.

Domingos Marchetti

Professor muito gente fina. As listas costumam ter peso de 25% na avaliação e as vezes é auto-avaliada (você se dá a nota). As provas são díficeis mas a correção costuma ser generosa e com enfoque no entendimento ou na validade do procedimento (ele não se importa com contas erradas). O único problema é que a aula dele pode ser um pouco zzz. Recomendado.

D. Gitman

Altamente não recomendável, não serão tecidos comentários sobre alguém que ministra aulas de relatividade geral, mas não sabe o que é uma variedade.

Élcio Abdalla (O herói)

Conteúdo: aquém da ementa; Avaliação: média simples de 3 provas e sub escacarada;Lousa: Péssima; Comentário: se alguém leu a Veja deve notar que "as aulas são milimetricamente preparadas", para aqueles sabem que não se pode confiar na Veja essa não é um excessão. As provas são iguais as listas e você tem duas opções: colar ou decorar tudo (os dois são igualmente aceitos), nem em sonho tente resolver a prova sem ter feito uma das opções.

Elisabeth Mateus Yoshimura

Aula tranqüila, prova de acordo com o conteúdo da aula e correção justa.

Eloisa Madeira Szanto

Suas explicações das experiências são medianas, ás vezes é um pouco chata por causa das suas cobranças, mas é boazinha nas correções dos relatórios e também é uma boa pessoa.

Ela não lê direito o que os alunos escrevem nas sinteses, muitas vezes dá até para perceber em que vírgula ela parou de ler só pelo comentário que ela fez. As vezes ela nem lê nada, só olha os gráficos. Ela também supervaloriza a comparação de seus resultados com os dos outros grupos; já vi sínteses incompletas mas contendo essa comparação receberem conceito mais alto que sínteses bem feitas mas sem comparação de resultados.

Ewout ter Haar

Um holandês simpático. A aula dele é boa, bem preparada. As provas são condizentes.

Emerson Passos

Altamente recomendável, apesar de sua letra horrível e sua lousa bagunçada, é um excelente professor, razoavelmente rigoroso e suas provas não são difíceis.

Euzi Conceicao Fernandes da Silva

Excelente professora. Ótima didática e suas provas são bastantes compatíveis com suas aulas. Pode não ser a pessoa mais fácil do mundo de lidar (as vezes ela pode ser bem ríspida). Mas ela também pode ser bastante receptiva.

Ensina muito bem e dá aulas muito boas. Provas e correção coerentes. Vale a pena fazer qualquer matéria com ela.

Ewa Wanda Cybulska

Dizem que ela é a mesma Eva de Adão e Eva. Um pouquinho brava, mas justa na correção dos relatórios. "Não confiem nas maquininhas!"

Fernando Navarra

Altamente recomendável: além de ser muito engraçado sua aula mistura teoria com aplicações de uma forma a agradar todos os gostos.

Fernando Assis Garcia

Se houver possibilidade de pegar, PEGUE. Professor extremamente organizado e solícito, avaliações divididas entre provas, testes e EPs. Ele se preoucupa muito em ensinar coisas que realmente contribuam com o aluno e é possívelmente um dos melhores professores do IF. Correções justas, avaliações que consideram especialmente a parte conceitual e entendimento. È um ótimo professor tanto para quem quer aprender muito quanto para quem não quer tomar muito susto (mas não esqueça de estudar, ele é justo mas não coxa)

Giancarlo Esposito de Souza Brito

Aula boa, prova coerente com a aula, correção justa.

Gustavo Burdman

Excelente professor. Atencioso, generoso nas correções. Não se importa em fica 20 minutos a mais resolvendo um problema na sala de aula. Além do que é um pesquisador muito ativo. Vale a pena fazer todas as matérias que você puder com ele, e se te interessar, fazer uma IC.

Humberto França

Simpático, legal, etc. Mas tem um problema. É lento. Mas é lento num nível irreal. Acho que meu irmão do primeiro colegial entenderia uma aula de processos estocásticos naquela velocidade. Demora anos pra fazer contas triviais. O que ocorre é que quando chegam os assuntos mais interessantes, o semestre acaba. As provas são fáceis, iguais aos exercícios que ele dá.

João Carlos Alves Barata

Não recomendável, não é tão rigoroso quanto se diz, perde muito tempo com nomenclatura e bobagens na aula, provas difíceis e listas trabalhosas.

Bastante inflexível e não tem sub.

Aula difícil de se entender, listas hiper trabalhosas e provas ultra difíceis. Não recomendado.

Jorge Delyra

Imagine alguém que odeia o que faz e odeia estar dando aula e odeia os alunos e odeia tudo que estiver à sua volta. A menos que você faça fismat com ele (que é a única coisa que faz sentido na vida dele) você vai conseguir se sair bem porque ele tem bastante material para essa matéria: listas, provas anteriores, notas de aulas... Se for pegar qualquer matéria que não seja fismat, comece a estudar um ano antes, vá em todas as aulas, anote tudo e reze bastante, assim você tem chances razoáveis de passar. Nem pensem em fazer perguntas, tentar tirar dúvidas ou qualquer coisa do gênero, ou melhor, tente se você for à prova de patadas. Professor razoavelmente medíocre.

José Fernando Diniz Chubaci

Aluno 1 -Ele é um dos poucos professores que entendem que um aluno pode ter dificuldade. Ele fala demais durante a aula, às vezes conta piadas, não é carrasco na correção das listas e deixa atrasar por um bom motivo. Alguns não gostam da aula dele, mas acho q a maioria sim. No Stoa tem listas para serem feitas antes das aulas, material para a leitura, etc, então você só fica a deriva se não ler o que é pedido.

A aula dele é péssima, além dele não conseguir explicar direito o assunto (você fica à deriva nos experimentos), você tem que se esforçar pra conseguir ficar acordado. Demora pra por a nota no jupiter, mas passar com ele é muito fácil e você passa com boa nota (não me pergunte como).

José Roberto Brandão de Oliveira (Zero)

Apesar do apelido, ele é justo na correção de provas e relatórios. Por outro lado, as suas aulas não são muito boas, pois é difícil de entender o que ele fala.

Kazunori Watari

Altamente não recomendável, fuja desse ser odioso, além de coxo, não sabe nem física muito menos matemática e suas provas são difíceis além de contar com a sua super correção sem o mínimo sentido. Ele deu física II à noite reprovando geral, os que se salvaram tiraram 5 pontos.

Conteúdo: hein? Como assim? Se a ementa fosse uma linha, ele já a ultrapassou e está tão longe que a linha parece um ponto. Avaliação: extremamente sem noção. Mas logo depois vem a sua nota, dai você vai ver que ele pode piorar muito. Mas não se preocupe, as provas são pra casa, pega na sexta e entrega na segunda. O Cristiano nunca viu ninguém reprovar, porém já viu muitos desistirem. Didática: dependendo da aula e se está manjando muito, você aproveita um pouco o que ele diz. Comentário: pense naquele sensei de karate. Imagine agora que em vez de você fazer 1000 movimentos repetidos você tem que resolver 1000 integrais não triviais. Se você só puxar essa matéria terá chance de fechar com nota boa e sair sabendo a matéria. Lousa: bem organizada.

Horrível. Cospe um monte de matéria, e se você tiver dúvida, ele te zoa perante a sala toda. Suas correções são hiper-rigorosas e suas provas hiper-trabalhosas, mas depois você misteriosamente passa.

A palavra que melhor o descreve é: Quadrado. NÃO FAÇA, FUJA PARA AS COLINAS

Kenia Wiedemann

Professora de lab tranqüila. Na primeira aula tenta passar um pouco de terrorismo, mas as aulas seguintes são bem mais sossegadas.

As aulas são bem humoradas (exceto pelos equipamentos que nunca funcionam como devem e as simulações infernais). É sempre disponível pros alunos e procura explicar a teoria direito antes dos experimentos. Gente fina.

Relatórios elaborados mas sem enrolação, tipo "artigo científico". Bom pra aprender e não pega pesado na correção.

Luiz Carlos Camargo Miranda Nagamine

A aula dele pode ser comparada a uma missa sem fim. É muito trabalhoso se manter acordado ou pregar a atenção no que ele está passando (slides + péssima didática = belos sonos). Além disso as provas dele são difíceis e ele pesa na correção. Altas reprovações.

Manoel Roberto Robilotta

Conteúdo: igual ao da ementa. Mas você nunca vai comparar a aula dele com a de outro professor ou com o livro. Avaliação: vide Suzana. Didática: excelente, mas a aula dele cansa porque você tem que estar atento a tudo. Comentário: um professor excelente que manja muito e sabe passar conhecimento para os alunos. Gosta da parte da filosofia da física. Se o Piza é o número 1 ninguém rouba a segunda posição do Robilotta. Faça a matéria com, não interessa qual. Lousa: muito boa.

Aula muito boa, o Robilotta realmente entende de física. Ele é certamente um dos melhores professores do IF. A prova é de nível médio, estudando direitinho é possível ir bem.

Excelente professor, como ja disseram acima. Se aborrece facilmente com falta de perguntas, e interrompe a aula para falar sobre isso, mas quando surgem perguntas responde até mais do que precisava. Também se irrita um pouco com ruídos ("Por favor, você poderia virar as páginas do seu caderno mais devagar...").

Deve-se tomar cuidado com o curso de Introdução à Física de Partículas Elementares. Numa das vezes que esse curso foi ministrado pelo Robilotta (pode ter sido azar do molecular que o assistiu) o conteúdo foi, em grande parte, um monte divagações a respeito da "essência" e da "aura" da partícula e blá-blá-blá de pseudo-filosófico sem conteúdo.

Manoel Tiago Freitas da Cruz

Aula boa.

Marcio Varella

Ótima didática e aula organizada, porém pega no pé na correção. Recomendável

Marcelo Gimenez

Conteúdo: o da ementa e olhe lá. Avaliação: cinco EPs e um eletivo. Péssimo, mas é constante na correção, pegue o jeito de fazer o relatório e sempre faça assim que você vai sempre tirar nota bem alta. Didática: razoável. Comentário: parece que ele está perdido no meio da experiência. Você demora até entender o que tem que fazer e como fazer as medidas.

Maria José Bechara (Mazé)

No começo do semestre ela é bastante divertida. Às vezes a aula dela fica um pouco enrolada, pois a Mazé costuma gastar muito tempo em contas. Ela também costuma mandar listas de exercícios para entregar, que costumam ser meio trabalhosas. Já a sua prova é bastante longa, composta por vários exercícios. A não ser que se esteja muito bem treinado, dificilmente dá tempo de fazer tudo.

Marilia Junqueira Caldas

Professora que coordena e costuma ministrar Física para Ciências Biológicas, tem humor instável e até os monitores da disciplina já disseram que não confiam nela. A aulas tem pouco a ver com as necessidades dos alunos da Biologia e são conceituais, apesar disso as provas são de resolução de continhas. A correção é pesada. Corram pras colinas!

Marina Nielsen

Conteúdo: o da ementa. Avaliação: média simples de três provas. Faça a lista! Do contrário você reprova. Didática: muito boa. Comentário: não é rigorosa, bem divertida. Geralmente a única escapatória dos chefões. Lousa: boa.

Excelente professora. Suas provas são cópias das listas (só com os números mudados) e ensina muito bem. Vale a pena fazer matéria com ela. Mas ela não dá boi, 4,9=4,9 e 5,0=5,0, além do que sua REC é difícil também. Se fizer matéria com ela, passe preferencialmente direto sem depender de sub nem rec.

Professora muito boa, parece até de cursinho, bastante divertida. No entanto, por suas aulas serem bem dinâmicas é preciso ficar bem atento para não perder de vista nenhuma passagem da sua explicação.

Mário José de Oliveira

A aula dele é meio bagunçada e coxa. Mas ele sabe das coisas, é o melhor professor de processos estocásticos. Provas condizentes!

Maurício Porto Pato

As aulas são um pouco lentas e ele fala um tanto quanto baixo. As provas são de dificuldade média.

Mauro Cattani

O senhor de todos os professores coxos. Suas aula que deveria durar 3 horas, dura 1h20min. Não dá provas, somente trabalhos que ele manda copiar do livro. As listas são da mesma maneira. Mas no fim você passa com uma nota alta e fica feliz e contente. Mas mecânica dos fluídos mesmo você não sabe nada. Aconselha-se a fazer matéria com ele se só precisar dessa matéria para se formar e não estar nem aí pra ela.

Nelson Carlin

Conteúdo: o da ementa, nada mais. Avaliação: cinco Relatórios e um eletivo. Mão pesada e sem critérios na correção. Didática: quase não explica nada, você terá que se virar com tudo. Comentário: fuja, ele é muito apático, não vai ajudar em nada. Ele é o professor de física experimental III e IV, pegue a Silvia, ou o Fabinho ou o Marcelo, fuja dos outros. Lousa: não há, ele não dá aula.

Típico professor de Lab. Explica meia boca, nunca dá tempo de terminar de coletar os dados a tempo. Aconselha-se evitar, mas é impossível porque é a equipe dele que ministra a disciplina, além do que em lab 3 e 4 você não escolhe o docente.

Nemitala Added

A sua aula é boa. O único problema é que ele tem a mão pesada para corrigir os relatórios.

Nestor Felipe Caticha

Recomendável, não é muito didático, suas aulas são um show de curiosidades físicas, é quase bem rigoroso (pelo menos no curso de Fismat I que o Weber fez, no qual ele demonstrou quase tudo que os professores deveriam demonstrar, mas não demonstram). Quando dá cálculo numérico não passa provas, mas dá EPs extremamente trabalhosos.

Conteúdo: como assim, a física é uma ciência multifacetada cheia de coisas curiosas. É um mundo a ser explorado, por exemplo as formigas do Himalaia...Já deu pra entender né? Avaliação: média simples, se for cálculo numérico, média simples de quatro EPs. Se não for ele quem corrige então é tranqüilo, porém se ele corrigir e não o monitor, prepare-se para que o próximo EP seja 10, você vai precisar dessa nota. Você terá trabalho, muito trabalho com ele. Didática: boa, sempre responde o que você pergunta, porém escreve muito mal, algumas partes você simplesmente não entende o que ele quer dizer e não pela complexidade do assunto, mas porque está mal redigido. Comentário: esse cara sabe muito e não está a fim de ferrar o aluno, porém ele quer que você aprenda muito em pouco tempo. As aulas dele não tem nada a ver com a matéria, o que não quer dizer que sejam chatas.

Oscar Éboli

Altamente recomendável, super didático (tem a lousa mais bonita e compreensível que o Weber já viu), razoavelmente rigoroso, provas não muito difíceis.

Otaviano Helene

Conteúdo: um pouco aquém da ementa. Avaliação: muito fácil, bem tranqüila. Mas não se esqueça da calculadora e também não vá errar conta. Faça toda a lista que a prova é fácil. Didática: boa. Comentário: se a Rosangela Itri é mãe ele certamente é o pai. Muito bonzinho com os alunos, ele jamais vai rir ou menosprezar o que você perguntar. Sabe muito, porém a aula é muito levezinha. Baba. Recomendada. Lousa: muito bagunçada.

Ótimo professor. Suas aulas são boas e suas provas muito compatíveis com suas listas que em geral são fáceis. Nesse curso ele passou o Eisberg na lousa. Vale a pena fazer matéria com ele.

Pascholati

Professor bom também. Costuma viajar um pouco e ensinar cultura geral. Sempre que você precisar e ele estiver disponível, terá o maior prazer em te receber em sua sala e esclarecer sua dúvida. A correção dos relatórios inclui erros de português. Vale a pena fazer uma matéria com ele.

Piza

Conteúdo: a ementa é o rodapé da aula. Vai muito além, ainda mais se na sua sala houver pessoas interessadas no que ele está falando e certamente terá. Avaliação: se ele der a matéria em conjunto com outros professores certamente ele não fará a avaliação, então não deixe escapar a chance de ouro. Se ele for confeccionar as provas, bom estudar muito. Muito rigoroso na correção. Didática: o melhor professor que o Cristiano já viu, ele pensa várias vezes em fazer matéria repetida só pra ter aula com o Piza novamente. Comentários: o Piza já esta meio sem noção pela idade, fala o que quer, corrige a prova de maneira muito rigorosa, porém muitos o adimiram. Ele não só tem personalidade como sabe muito sobre muita coisa, rivaliza com o Pascholatti em cultura. Imbatível em conhecimento sobre física. Lousa: quase sempre organizada.

Bom professor, ensina de tudo. Costuma às vezes se empolgar e ensinar cálculo avançado.Vale a pena fazer uma matéria com ele. Se você quer aprender faça com ele, se quer passar sem sofrer não faça.

Apesar de considerado com muito conteúdo, é dito as vezes que as aulas podem ser confusas e que as avaliações são carrascas. Tome cuidado ao pegar

Regina Kawamura

Uma professora de licenciatura carioca, bairrista e que é grossa com todos aqueles alunos que ela não conhece e que fazem alguma pergunta que ela não sabe responder. Aula boa, mas rasa de conceitos!

Renata Funchal

Famosa por suas listas trabalhosas, provas difíceis com contas chatas e pelos altos índices de trancamento e desistência de seus cursos de quântica de graduação. As aulas não são de todo ruins mas pelo bem da sua tranqüilidade espiritual, fuja.

Um pequeno alerta: as listas semanais nem sempre são factíveis só com o conteúdo da aula: alguns exercícios necessitam de informações que tem que ser pedidas diretamente à professora ou ao monitor.

Rivelles

Orientador do Weber. Recomendável, aula canônica, mas extremamente clara, bem rigoroso matematicamente.

Roberto Vicençotto Ribas

As aulas dele hoje em dia não costumam ser como antes (está ficando velho), mas ainda assim é um bom professor. As provas são compatíveis com o ministrado em aula, e bem passáveis.

Didática ruim, passa muito tempo contando histórias e se perde no que fala (ou no que falam pra ele). Não aceita revisão de prova. Não se aprende nada em aula, mas é passável.

Rosângela Itri

Conteúdo: correto com a ementa. Avaliação: coerente com a lista e com a aula. Didática: OK. Comentário: mãezona. Trata muito bem o aluno e escuta com atenção. Prepara as aulas e sempre traz alguma novidade. A única professora que já deu bombom pra sala toda e lanchinho no final do semestre. Recomendada mesmo. Lousa: bem organizada.

Boa professora. Ensina bem e suas provas e provinhas são de acordo com listas. Se estudar direitinho dá pra passar com notão.

Aula boa, bem didática, além dela ser super boa pessoa, muito boazinha. A prova é de acordo com o conteúdo da aula e a correção é justa. Recomendada.

Suzana Salem Vasconcelos

Conteúdo: o da ementa. Avaliação: não é difícil e é compatível com a lista. Didática: bem mais ou menos, mas ela ajuda e responde as perguntas, seja qual for. Comentário: ela é bem fácil de se odiar. Fica histérica no meio da aula com grande facilidade. Não se preocupe, dificilmente você vai reprovar, boa sorte. Lousa: bem desorganizada.

Horrível também. Sempre desanimada. Suas aulas são chatas e costuma parar em toda grevezinha, porém suas provas, em geral, são fáceis. Não vale a pena fazer matéria com ela.

Tânia Tomé

Tânia é a última hippie. Usa saias azuis com espelhinhos, sandálias indianas e carrega uma xícara de chá chinesa na sua bolsa cheia de lantejoulas. Lembra a Vera Loyola.

Conteúdo: segue a ementa. Avaliação: média simples e sub escancarada. Não vai te ferrar. Didática: bem ruinzinha. Comentário: imagine um múmia dando aula...Cuidado com a avaliação dela. Ela não divide bem as notas na prova, logo um exercício fácil de fazer vale o mesmo que aquele exercício que você levou uns 40 minutos pra realizar. Lousa: razoável.

Professora razoável. Suas provas são compatíveis com as listas e suas aulas não são lá tudo isso. Dá pra passar tranqüilo. Aconselha-se fazer matéria com ela.

Aula mediana. Prova tranqüila pra quem estudou direitinho e correção justa.

Zwinglio Guimarães de O. Filho

Aula muito boa, ele é bastante empolgado com a matéria, além de ser super gente fina. É exigente, mas com ele se aprende laboratório de verdade.

Conteúdo: o da ementa e um pouco mais. Avaliação: relatório e prova. São fáceis, porém ele vai pegar no pé na hora de corrigir. Didática: Excelente!. Comentário: Parafraseando o amigo do Cristiano, IME: "a área de especialização do Zwinglio é lab didático!". O Cristiano nunca viu um professor tão empolgado com laboratório. Ele sempre vai ajudar. Um dos melhores professores da física.

IME

Albert Meads Fisher

Gente fina. Tem um pouco de sotaque, mas é perfeitamente compreensível e a aula é boa.

Aula várzea. Lousa péssima. Prova valendo 200 pontos. Todo mundo passa, mas não se aprende nada.

Alexander Nikolaevich Grishkov

Tem bastante sotaque russo, mas a aula é razoável.

Aula horrorosa, didática inexistente. Utiliza teoremas que os alunos ainda não tem condições de conhecer, sem enunciá-los, para resolver problemas durante a aula. Suas provas são com consulta ao que quiser. Costuma perder provas e dar 0 por isso. Quem copiar a aula dele no caderno consegue passar. Não passa lista e o conteúdo da prova é totalmente incoerente com qualquer coisa que ele diga que vai cair.

Alfredo Jorge Aragona

Aula espantosamente rigorosa. O problema é que ele fala muito baixo e enrolado. Em todo caso, tá tudo (muito bem) redigido na lousa. Prova normal, correção idem.

André de Oliveira Gomes

Aula boa, provas difíceis. Mas, se você tiver feito as (enormes) listas, dá pra se sair bem.

Antonio Carlos Asperti

Aula boa, prova coerente com a matéria, correção justa.

Antonio Carlos Brolezzi

Um dos professores mais tranquilos de todo o IME, super de boa com a matéria, e muito didático, impossível não passar com ele, super gente boa, tira todas suas dúvidas mesmo que não tenha nada a ver com a matéria, super acessível, sem mais, ele é tipo um pai.

Antonio Luiz Pereira

Gente fina, aula bacana, mas meio atrapalhado (do tipo que é melhor copiar a lápis, porque você vai ter que apagar várias vezes o que já escreveu). Prova e correção justas.

Augusto Reynol

Conteúdo: muito abaixo da ementa. Avaliação: a mão do cara pesa feito chumbo na correção, as questões são razoavelmente fáceis. Poucas provas (apenas duas), o que quer dizer que se você vai mal na primeira você vai ficar com nota baixa certamente. E nem se atreva a fazer a sub. Didática: muito boa e ele vai tirar suas dúvidas. Comentário: professor muito bom, ele não é tão rigoroso na lousa quanto na prova e o livro que ele adota é o Stewart, ou seja, sem rigor nenhum. Lousa: razoável.

Artur Hideyuki Tomita

Didática péssima. Quanto melhor autodidata você for, melhor.

Se for cálculo 1, costuma assustar passando a impressão que cálculo é muito mais difícil e abstrato do que realmente é, numa tentativa de te forçar aprender indo atrás dos livros.

Provas simples (se você não se perdeu na péssima didática semanas atrás).

Não tem uma página com cronograma e datas organizadinho. Provas são marcadas ao longo do semestre.

Carlos Eduardo Ferreira (aka Carlinhos)

Excelente professor, provas condizentes, EPs e listas bem trabalhosos. Aulas excepcionalmente boas, talvez o melhor professor do DCC. Puxa muito a turma e suas aulas as vezes exigem a participação dos alunos (o que as tornam mais divertidas). Qualquer matéria com ele vale a pena. Aliás, busque fazer uma matéria com ele.

Carlos Hitoshi Morimoto

Gente fina, a aula é boa e divertida.

Cláudia Cueva Cândido

ÓTIMA professora. Pros cursos de licenciatura chama os alunos na lousa para resolver exercícios. Passa lista de exercícios, está sempre disposta a solucionar as dúvidas. Ótima lousa, ótima didática. Correção das provas justa. É pra passar aprendendo.

Cláudia Monteiro Peixoto

Péssima professora, dá uma aula coxa e não cumpre sua palavra com relação à prova. Gasta uma parcela significativa da aula reclamando da vida e de política.

Claudio Gorodski

Professor didático, excelentes aulas. As provas costumam vir em forma de testes e tem pesos crescentes, e ele não dá ou arredonda nota para ajudar, porém o nível é relativamente fácil.

Cristina Gomes Fernandes

Ótima professora, sempre disposta a tirar dúvidas e muito simpática. Suas provas são condizentes com a lista (as vezes até tem um exercício da lista), porém sua correção é meio rigorosa. Vale a pena fazer um curso com ela.

Daniel Panazzolo

A aula é boa, o professor é gente fina, a prova é coerente com a matéria e a correção é justa.

Daniel Tausk

Muito bom. Aula às vezes meio enrolada, mas é só perguntar e ele responde com clareza (mostra contra-exemplos na hora, esse tipo de coisa). O cara sabe praticamente tudo o que você pode um dia vir a querer saber sobre Matemática -- aliás, é muito comum ele vir com algo como "e isso tem a ver com X, porque...", sendo X algum tópico de Matemática que você jurava que não tinha a menor relação com a disciplina em questão. Prova justa e correção generosa.

Daniela Mariz Silva Oliveira

Boa didática e lousa bem organizada. Explica muito bem, dá listas de exercício e as provas são condizentes com as listas. Correção justa. É boa pra passar.

Elói Medina

Professor didático, leia-se, de engenheiro. Fácil de tirar notas altas se fizer todas as listas.

Ernesto Birgin

Conteúdo: abaixo da ementa, porém o básico ele dá bem. Avaliação: não é difícil gabaritar, porém se errar ele vai tirar muito ponto. Bem filha da puta na hora de corrigir. No final ele sempre arredonda pra cima. Didática: muito boa. Comentários: ele é bem filha da puta, mas a aula dele é bem legal de assistir. Não necessite dele para nada. Dá pra passar fácil com nota boa, aproveite. Lousa: muito organizada na hora de fazer os programas.

Excelente professor. Ensina muito bem e propõe muitos exemplos em classe (o que ajudou muito). Seus EPs não são fáceis, mas dá pra fazer todos e tirar notas boas. Costuma ser um pouco rigoroso nas correções.

Eduardo Colli

Aula boa, prova coerente com a matéria e correção justa.

Eduardo do Nascimento Marcos

Aula horrível, além de confusa, ele não possui didática alguma. Ah, e ele surta no meio da aula. Suas provas são medianas, mas a correção dele é pesada, não costuma considerar muita coisa, e dependendo do humor... Dá pra passar com ele estudando bastante e por conta própria.

Ele tem as aulas preparadas há muito tempo mas esquece como dá-las e acaba só deixando tudo confuso. Se compara ao Riemann. Faz chamada assim que a aula começa e assim que ela acaba. Surta com os alunos. Ir na aula só atrapalha. Cobra muito pouco nas provas e, se você ficar mais tempo, ele dá dicas de como resolvê-las. O conteúdo da prova não é muito coerente com o que foi passado.

Elizabeth Ferreira Santos

Sua aula costuma ser a cópia na lousa do livro-texto que ela usa. Dá tempo durante as aulas pra resolver os exercícios. Prova igual à lista, à aula e ao livro-texto. Boa pra passar, péssima pra aprender.

Flávio Corrêa da Silva

Suas aulas são meio chatas, as vezes parece que fica falando em círculos. Porém suas provas são fáceis e na média sempre entra uns exercícios sussas. Vale a pena fazer matéria com ele se você quiser somente passar.


Francisco César Polcino Milies

Gente fina, aula excelente, ótima didática. Contextualiza as coisas historicamente, conta causos, esse tipo de coisa. Às vezes erra a mão na hora de elaborar a prova, mas a tendência é melhorar isso ao longo do semestre. O maior senão é com relação à assiduidade: chega sempre atrasado, e vez ou outra não aparece porque se lembrou de que tinha uma banca pra compor ou simplesmente porque se esqueceu da aula. Apesar disso, bastante recomendado.

Francisco Miraglia

O cara sabe absolutamente tudo; chega a ser assustador. Não muito didático, é verdade, mas ainda assim recomendado.

Héctor Alfredo Merklen Goldschmidt

Conteúdo: ahhahahhahahhaha. Avaliação: mão leve na hora de corrigir, porém as perguntas não são fáceis. Média simples nas provas e sub fechada. Didática: hahahahahhahhah, o Cristiano riria mais se não fosse trágico. Lousa: ?? Comentário: se você não quiser aprender nada faça com esse cara. Ele não está nem ai pra ninguém.

Péssimo professor. Especialista em dar aulas em 1 hora e meia e acabar um curso 20 dias antes do calendário. Além do que faz listas cheias de erros. Comum haver menos de 5 alunos em sua classe.

Humberto Daniel Carrion Villaroel (Sinistro) (Carry On)

Aula boa, prova difícil e correção hiper rigorosa. Está sempre de óculos escuros e gosta de aterrorizar os alunos. É dele a frase “para passar na minha disciplina só há duas maneiras: estudando muito ou estudando ainda mais”.

Iole de Freitas Druck

Ótima professora, super preocupada com o aprendizado do aluno, provas coerentes e mostra um amplo domínio matemático, sempre de portas abertas para tirar dúvidas.

Iryna Kashuba

Excelente professora, provas condizentes, aulas (temperadas com o sotaque ucraniano) também muito boas. Muito simpática e correta quanto a notas. Vale a pena fazer qualquer matéria com ela.

Jorge Tadashi

Gente boa, mas a aula é péssima. Quer ensinar o que não sabe. (A menos que você vá fazer, sei lá, Álgebra Linear I com ele.)

José Coelho

Òtimo professor, muito simpático e as vezes bem engraçado. Suas provas são condizentes com o curso, mas sua correção é um pouco rigorosa. Vale a pena fazer um curso com ele.

Leilá Maria Vasconcellos Figueiredo

Aula boa.

Leônidas de Oliveira Brandão

Grande FDP: aula péssima, pessoa maldita.

Evitá-lo o quanto puder.

Lúcia Satie Ikemoto Murakami

Gente finíssima, aula muito boa e provas decentes. Recomendada.

Luís Gustavo Esteves

Professor bom, mas costuma não amolecer nas provas que não são fáceis e ele costuma ser rigoroso. Explique sempre bem seu raciocínio. Está sempre disponível para dúvidas e é bem simpático.

Luiz Fichmann

Professor muito gente boa, prova coerente com as listas e com a aula, se fizer as listas da pra tirar notas altas, sempre da provas valendo mais que 10, não cobra presença, porém quem não vem na aula e surgem duvidas na hora da prova ele é meio ignorante, mas recomendo não é difícil de passar.

Manuel Valentim de Pera Garcia

Não cheira nem ... muito bom professor.

Manoel Marcílio Sanches

Didática muito boa

EPs muito fáceis

Provas simples

Conteúdo: o da ementa, não se aprofunda na matéria

Marcelo Finger

Suas aulas são meio maçantes. Costuma contar algumas piadas também e passear por assuntos alheios a aula. Suas provas são condizentes com o curso, mas sua correção é bem paterna.

Marcelo Queiroz

Excelente professor, explica muito bem a matéria e é sempre disposto a tirar dúvidas. Suas provas costumam cobrar teoria e simulação de algoritmos. Sua correção é meio rigorosa. Vale a pena fazer um curso com ele.

Marco Dimas Gubitoso (Gubi)

Super gente fina. A aula é boa e engraçada. Prova coerente com a matéria e correção justa.

Suas aulas não são muito boas, mas é bem simpático e as vezes conta um negócio engraçado. Suas provas são tranquilas e sua correção costuma ser bem tranquila também. È bastante desorganizado e vive querendo adiar provas. Vale a pena fazer um curso com ele.

Marta Salerno Monteiro

Conteúdo: dá toda a ementa certinho, sem exigir demais. Avaliação: está acima da aula, porém fazendo as listas dá pra tirar uma nota legal. Rigorosa na correção. Didática: excelente. Comentários: professora rigorosa na correção, mas muito gente fina. Recomendada. Lousa: organizada.

Boa Professora, embora meio rigorosa na correção das provas. Suas aulas são bem preparadas e ela responde qualquer dúvida muito bem. Vale a pena fazer matéria com ela.

Burra e se acha A matemática. Ergo, prova muito acima do nível da aula.

É uma professora preocupada com o ensino. Como crítica construtiva, sua aula ficaria ainda melhor se colocasse mais segurança e convicção sobre aquilo que ensina porque em alguns momentos ela se mostra hesitante. Fora isso, gosto de suas aulas e de sua lousa.

Martha Angulo

Aulas em portunhol, mas dá pra entender bem. Suas provas são razoáveis, nada de muito difícil, mas nada muito trivial. Dá pra passar sem muitos problemas se você fazer as listas.

É simpática, fala em portunhol mas dá para entender; não tem muita didática porém dá para compreender. Lousa: Normal. Listas não muito longas e normais, provas condizentes com as listas e com a aula.

Mary Lílian

Conteúdo: dá certinho toda a ementa, sem problemas, e com rigor. Avaliação: coerente com a matéria e a lista, porém erra muito e não tente argumentar com ela a não ser que você esteja brigando por um dez numa prova em que você tirou 9,8. Didática: muito boa, porém fala mais que os cotovelos de assuntos alheios a aula. Comentários: não precisa fugir, dá pra passar sem problemas e sua aula é boa. Professora ok. Lousa: organizada.

Excelente professora, porém costuma ser meio arrogante com quem não vai as aulas e vem encher o saco dela em sua sala. Uma dica: vá a todas as aulas e não fique conversando (ela costuma dar esporros enormes em quem faz isso). Ah... nunca pergunte sobre greves para ela se não quiser ouvir umas poucas e boas. Ah, costuma corrigir provas muito rápido, o que às vezes faz ela errar nas correções. Fique esperto.

Nami Kobayashi

Ótima professora. Lousa organizadíssima, aulas repetitivas. Dá toda a ementa e disponibiliza material auxiliar. É rigorosíssima com instruções e correções de EPs - faça exatamente como ela instruiu. Provas coerentes com a aula e correção mais branda que dos EPs. Dá pra aprender muito e não é difícil passar.

Nikolai Kolev

Professor tranquilo. Passa o básico, cobra o básico. Não é dos mais simpáticos, e comete uns erros engraçados na lousa. Mas é muito fácil de passar, pois suas provas são com consulta e fáceis (porém trabalhosas).

Nina Hirata

Se confunde um pouco nas aulas mas é bem simpática. Suas aulas são bem monótonas, mas as provas e listas são fáceis.

Orlando Stanley Juriaans

Aulas boas e didáticas. Incentiva o aluno a estudar, tem monitoria, tira dúvidas. Provas coerentes com o conteúdo (muitas vezes cobrando menos rigor do que o que foi passado em aula), dá uma prova e uma lista treino antes das provas. Não cobra presença. Não faz greve.

Oscar Erazo

A aula é 100% demonstração de teoremas que já estão demonstrados nos 50 livros que ele usa como referência bibliográfica, e ele se desvia muito co conteudo da ementa. Não sabe responder dúvidas, já respondeu errado algumas vezes. A lousa é organizada, mas desnecessária, pois você vai encontrar tudo aquilo na biblioteca. Nas provas cobra a mesma matéria dada em aula, mas num grau absurdamente difícil (ou talvez só seja difícil por causa da péssima didática dele). Costuma reprovar mais da metade da sala. Evite-o.

Paulo Cordaro

O mais fodão. Didática espantosa, lousa impecável, e ele manja horrores. Provas meio suadas, mas razoáveis. Não perca por nada.

Paulo José da Silva e Silva

Excelente professor. Suas provas são de um nível médio para difícil. Costuma dar listas muito difíceis, mas faça por que isso pode te salvar. Vale a pena fazer matéria com ele, pois você realmente aprende, mas precisa estudar muito.

Paolo Piccione

Aula muito boa. Suas provas são compatíveis com as aulas e fáceis de resolver. Pra reprovar com ele tem que se esforçar muito (mesmo)! Além disso é uma ótima pessoa e um excelente professor.

Paulo Martin Agozzini (Agoniza)

Considerado entre muitos como um professor extremamente foda em todos os sentidos, possui uma das melhores didáticas que se há conhecimento no IME assim como provas com correções extremamente rigorosas. É famoso no IF devido a ter reprovado ~75% de uma turma de Cálculo I. Entre seus apoiadores, reza a lenda que caso você consiga fazer todos os exercícios da lista e suar muito, é possível ser aprovado. As provas não são tão ~difíceis~, porém ele vai pegar bastante no pé na hora da correção. Ele também é bem prestativo e provavelmente irá lhe cumprimentar caso veja você por ai fora na USP. Existe a suposição que ele ambiciona que os alunos dele sejam igualmente fodas.

Pedro Aladar Tonelli

Aula péssima, prova coerente com a matéria e correção justa.

Pierluigi Benevieri

Professor italiano, fala com sotaque porém possui ótima didática. Costuma ser rigoroso na correção porém as vezes pode dar pontos de graça para aprovar. Difícil de tirar nota alta. Passar com ele é meio que se dedicar quase que exclusivamente pra sua matéria, ainda mais se você faz física.

Piotr Koszmider

Aula muito boa, provas sem noção. Se você estiver disposto a dar o seu sangue na matéria, vai aprender bastante. Mas, na dúvida, assista como ouvinte.

Plínio Amarante Quirino Simões

Conteúdo: matemática para matemáticos, o Cristiano acha que ele nunca leu a ementa do curso, mas o grosso da matéria ele dá. Avaliação: tão sem noção quanto a lista. Ela está escrita a mão, aliás bem mal escrita. Se você conseguir escrever alguma coisa que faça sentido ele considera, mas veja bem, se você conseguir... Didática: péssima, mas ele responde a qualquer dúvida e está a disposição pra ajudar. Comentário: o cara mais confuso que o Cristiano já viu, como ele pode ser professor? Extremamente rigoroso tanto na lousa quanto nas listas, que serão mais dolorosas que um chute no saco. Se passar com 5,0 considere que você aprendeu a matéria. Não é difícil de passar, mas a média é ponderada em 1, 2 e 3, ou seja, só passa depois da última prova. Lousa: um lixo.

Como professor ele é ruim, já que é muito (e põe muito mesmo) confuso. Mas ele sempre está disponível para tirar dúvidas. Quem realmente estudar e fizer e entregar suas listas (geralmente uma por semana) passa sem problemas. O problema é que tem que estudar muito. Não costuma ser muito rigoroso na correção, porém erra muito nela.

Roberto Hirata Jr.

Professor legal. Um pouco confuso, mas muito bonzinho. Costuma dar nota por presença. Existe um ditado no IME "Tem professor que quem quer passar, passa. O Hirata costuma passar até quem não quer ". Vale a pena fazer matéria com ele.

Renato Vicente

Tem dificuldades com a ordem alfabética e curiosidade mórbida sobre o que os alunos estão fazendo quando deveriam estar na sua aula.

Roberto Marcondes César Junior

Aula boa.

Uma porcaria. Fica sentado balançando as perninhas enquanto fica com a bunda sentada na mesa: isso é sua aula.

Roseli Fernandes

Aula boa, prova condizente com o conteúdo ministrado e correção justa.

Professora lendária do IME. Ela tem um "que" de teatralidade nas suas aulas. Provas não são tão fáceis, mas se aprende muito em suas aulas.

Routo Terada

Aula de nível médio. Mandava EPs de níveis de dificuldade variados, correção justa.

Salvador Addas Zanata

Sabe a matéria que ensina, e ensina razoavelmente bem. Porém, não é muito prático; em uma prova de cálculo numérico é mais provável que você tenha que demonstrar um teorema do que calcular alguma coisa realmente. Se irrita facilmente com falta de interesse da turma.

Sylvain Bonnot

Excelente professor. De O à 10, nota 9. Não tem sotaque forte o bastante para não ser compreendido como alguns professores, é mais fácil entendê-lo do que 80% dos professores nativos. As aulas são didáticas, além dele passar bastante exemplos e exercícios, o que melhora o entendimento da matéria, e como bônus ele realmente se preocupa em saber se todo mundo entendeu e de quebra ele adapta o conteúdo da matéria que ele está passando de acordo com o curso. As provas são médias (basta ir nas aulas) e coerentes com o que ele passa em sala de aula (resolve muitos exercícios na sala e interage bastante). Suas aulas são em slides que ele disponibiliza em seu site pessoal. Além disso, ele é uma pessoa muito compreensível e acessível. Faça a matéria com ele.

Vyacheslav Futorny (Slava)

Altamente recomendável, muito rigoroso, provas difíceis. Curso para suar a camisa e aprender muito.

Vera Lucia Carrara

Aula boa, prova coerente com a matéria, correção generosa.

Vitor de Oliveira Ferreira

Muito bom. Aula excelente, mas as provas dão trabalho.

Yoshiharu Kohayakawa

Toda pessoa que quer aprender algo de computação devia fazer uma matéria com ele. Bom professor, ele sabe muito de computação. Seus Eps costumam ser trabalhosos, mas nada muito bizantino. Vale a pena fazer matéria com ele. Não curti fazer prova com ele, inflexível.

Zara Issa Abud

Ótima professora, possui uma didática excelente. As suas provas, no entanto, não são muito triviais, mas nada impossível de ser feito.

Grande educadora, motivadora e matemática. Pessoa generosa e de muito caráter. A prova é coerente com o curso, ou seja, estude e vá à aula de exercícios. Correção da prova: raramente há meio certo, quase sempre inteiramente errado.

É uma das professoras mais queridas do IME. São muitos os que lembram com carinho de suas aulas. Ótima didática!

IQ

Alexander Henning

Alemão........, com sotaque ingles e um jeitinho de louco. Preste atenção em suas mãos e nádegas quando ele se virar para dar aula. Os slides de bioquimica e metabolismo em inglês são ótimos! Bom, pelo menos as provas são fáceis. Vale a pena arriscar!!

Ana Maria Ferreira

Reclama muito da vida. Trata os alunos mal. Temperamento instável. Evite!

Antônia Tavares do Amaral

Péssima professora. Grossa e estúpida!

Antonio Carlos Borin

Gente fina. Aula boa e provas tranqüilas.

Bayardo Baptista Torres

É “O” professor de bioquímica. Faça qualquer disciplina com ele. Tome um café com ele. Ele é realmente foda!

Claudio di Vitta

Claudio di Vitta, ou di Mortti, dá aulas razoáveis (que ele pensa que são melhores do que são) e provas razoáveis (que ele pensa que são mais dífíceis do que são). Aparentemente simpático, ele é arrogante e humilha as pessoas; cheio de sorrisos. Ferra os alunos nas correções. IRRECOMENDADO!

Dalva Lúcia Faria

Péssima professora. Grossa e pensa que dá aula bem. Deu a matéria da P1 duas semanas depois e muitas vezes foi arrogante e estúpida, além do que faltava em muitas aulas. Evite a todo custo.

Daisy de Brito Rezende

Ela é simplesmente horrível. Fala tanta abobrinha que o aluno até desconfia quando ela diz algo útil e importante. Só sabe maldizer os outros professores do Instituto, não sendo capaz de enxergar a si própria nos defeitos que tanto critica. Arrogante, além de tudo. IRRECOMENDADA!

Denise Petri

Conteúdo: deu tudo certo, sem faltar e sem sobrar. Porém não tem nenhum rigor. Avaliação: não é difícil, porém se você gosta de ver a sua prova pode esquecer, ela vai fazer de tudo para não entregar. Didática: ela fala e você acompanha o que ela diz. Comentário: ela foi a professora de química do Cristiano, por isso não há muita coisa sobre ela, ele nunca foi tirar dúvida. Passa fácil. Recomendada. Lousa: lousa de professor de cursinho relaxado, só com as palavras chaves na lousa.

Etelvino José Henriques Bechara

Gente fina. Aula boa e provas coerentes com matéria, correção justa.

Fábio Rocha

Excelente professor. Provas difíceis, mas condizentes com o conteúdo

João Pedro Simon Farah

Melhor pra tomar um chopp. Não dá. Ele é desorganizado, não respeita ementas, currículos. Tem uma idéia distorcida sobre os cursos e as necessidades dos alunos. IRRECOMENDADO! Não há uma só turma dele que não tenha reclamado do início ao fim do curso! Não se aprende nada!

Fernando Rei Ornellas

Um químico que sabe mecânica quântica de verdade. E dá aulas magistrais de química quântica. Não acoxambra nenhuma conta. E as provas são difíceis. Muito difíceis! Mas vale cada gota de suor investida!

Flávio Maron Vichi

As pessoas da turma 12 adoravam as aulas dele. Mas há controvérsias!

Frank Herbert Quina

Não é porque é orientador do Químico, mas ele é foda mesmo.

Hans Viertler

É capaz de dormir nas próprias aulas. Atual diretor do IQ, é casado com a Profa.Vera Pardini. A aula não é boa, apesar de dizerem que ele sabe muita estereoquímica.

Henrique Eisi Toma

Ele dá o recado e as pessoas adoram (conta piadas, historinhas, etc). Mas entender meeesmo, elas não entendem. Decoram todos os algoritmos que ele ensina pra fazer os exercícios e tiram notas altas – mas nada aprendem. Ele faz uma apostila de transparências do curso cheias de regrinhas – parece cursinho. A física da coisa vai toda pelo ralo!

Hermi Felinto de Brito

Aula ruim. Ele é legal, seu sotaque pernambucano é engraçado; mas a aula deixa muito a desejar.

Marcou (com meses de antecedência) com algumas pessoas da T18 um laboratório didático para montar um supercondutor, no final das férias de dezembro/janeiro. Um professor da Física (Renato Jardim) mostrou preocupação quanto à infra-estrutura do laboratório do professor Hermi para montar supercondutores, e voluntariou o seu, se ele preferisse (o que significaria dobrar o tempo de laoratório, pois seu laboratório não comportava os ~10 interessados simultaneamente), mas a oferta foi recusada. Conforme a data se aproximava (meados de dezembro), o Hermi simplesmente deixou de responder e-mails. Tornou-se impossível contactá-lo, pois ele estava em um congresso, e no primeiro dia acertado uns poucos dos interessados foram ao seu lab - só para descobrir que ele tinha convenientemente "se esquecido" do acordo verbal e viajado para participar de uma banca.

Ivano Gutz

Recomendado. Aula boa, cheia de conteúdo. Provas difíceis e cheias de detalhes instrumentais (o eletrodo X, o detector Y, o aparato Z)... Há quem o odeie. Levemente prepotente (ele é o chefe do departamento).

Jivaldo Mattos

Dá uma aula boa de análise instrumental (análise térmica) e distribui balas e bombons para os alunos em dias de prova.

João Comasseto

Não gosta de dar aula. Assim, não pode ser bom professor. Mas é um grande químico orgânico sintético.

Jonas Gruber

A aula de RMN dele é boa. Mas não faça perguntas muito difíceis porque ele vai se enrolar.

José Manuel Riveros

Tem uma reação com seu nome. Apesar de ter um sotaque paraguaio, suas aulas de RMN e espectrometria de massa são inspiradoras e cheias de conteúdo. Provas difíceis, contudo. Os espectros que ele dá na prova pra interpretarmos são inacreditavelmente complicados.

Koiti Araki

Segundo os alunos das T13, 14 e 15; fujam dele. Não sabe mecânica quântica nem espectroscopia, apesar de achar que sabe e querer cantar de galo a respeito.

Liane Rossi

Ainda tem muito a aprender. Mas dá uma aula ok!

Liliana Marzorati

Recomendada. Ótima didática. Muito boazinha. Com ela não existem respostas erradas, só meio-certas. O cara pode estar falando o maior absurdo da terra, que ela diz carinhosamente: “ta quase lá”! A professora mais paciente que existe na USP. Pra quem tem dificuldade com orgânica, ela é a melhor.

Luís Fernando

Aulas boas e provas que os alunos não sabem fazer. Gosta das setas dos mecanismos viradas pra um lado e não pra outro, purismos absolutamente desnecessários. Seu objetivo é mostrar que todos são incapazes de aprender química! Ainda ameaça dizendo que não vai passar ninguém na disciplina. Todavia, sabe-se por fonte fidedigna que ele foi uma aluno medíocre na graduação.

Luiz Henrique (Lique) Catalani

Dá uma aula de química orgânica como poucos. Excepcional aula e provas justas!

Márcia Temperini

Dá uma aula razoável. É simpática. Conteúdo bom. Provas compatíveis. Ótima espectroscopista.

Maria Encarnación Vasquez Suárez-Iha

O Químico sente até calafrios. Essa mulher é o diabo encarnado. Dá umas provas impossíveis, cheias de detalhes. E tem uma maneira irritante de falar. Ácido acético glacial mais fanhoso não há. Argh!

Maria Regina Alcântara

Aula chatíssima e cheia de nomenclaturas e purismos de químicos de colóides das antigas. Pouco conteúdo científico. Noção física nenhuma sobre o que ocorre de fato nos sistemas coloidais. Não vale a pena. Entretanto, ela é simpática.

Maria Teresa Miranda

Segundo informações, a Maria Teresa dá provas de bioquímica impossíveis. Tem que decorar todas as vias metabólicas secundárias (ciclo do glioxilato, via das pentoses-fosfato, etc) e todas as notas de rodapé do Voet. Pra quem sofreu com o Bechara, vai penar bem mais com a Maria Teresa.

Marina Tavares

Aula sonífera. Alguns dizem que ela não sabe nada. Mas há controvérsias. Vá falar com ela sobre cromatografia e eletroforese capilar. Ela sabe muito. E é muito simpática, além disso. Não se perde muito tendo aula com ela.

Massuo J. Kato

Dá aulas de espectroscopias. Sabe de massas, IR, UV, RMN (de hidrogênio e de Carbono). Gente boa, acessível pra tirar dúvidas. Tem um site bom e constantemente atualizado nos períodos de aula. Recomenda exercícios por lá.

Mauro Bertotti

O melhor professor de química analítica instrumental. Dá uma aula magistral de eletroanalítica também. Extremamente didático, sabe fazer uma porta entender como funciona um eletrodo íon-seletivo. Adora o pessoal do CM. É o chefe de Comissão de Graduação e facilita todos os pedidos de aproveitamento de disciplinas pra nós.

Mauro Carlos Costa Ribeiro

Deu aula pra turma 12 no básico. Dá sono. Mas é bem profundo nos conceitos.

Neyde Iha

Aula horrível. A única coisa legal é que ela tem cabelos roxos e se veste bem.

Nina Coichev

Sofreu um atentado no IQ. Tomou choques elétricos de um bastão eletrizado de um agressor desconhecido (provavelmente um aluno com ódio). Ela é implicante e chata. Mas, no fundo (bem no fundo), é uma pessoa doce. Só precisa de alguém que toque seu coração. Usa sandálias prateadas e macacões estampados. Sabe dar o recado na aula.

Omar El Seoud

Recomendado se a disciplina tiver menos de 10 pessoas - se não, IRRECOMENDADO - ele fala muito baixo - além de ter sotaque egípcio. Não dá pra diferenciar quando ele fala intermolecular e intramolecular (parece um híbrido dos dois – intrrrmolecular). Sabe muita química orgânica! Muita mesmo!

Paola Corio

Provas fáceis. Simpaticíssima e muuuuito boazinha. Dá até raiva! E manja uma barbaridade de espectroscopia (passou pelo MIT).

Paulo Olivato

Italianão rústico e boçal. Dá uma aula de infravermelho 'for dummies'. Utiliza livros da dácada de 70 que tratam a ressonância de Fermi via acoplamento mecânico de molas - coisa que não se acha em mais nenhum livro do mundo. Os alunos têm medo de perguntar, com medo de levar uma invertida do homem. Na orgânica experimental, os alunos evitam que ele ponha a mão nas suas reações e destilações, pois reza a lenda que ele tem um dom especial de quebrar vidros! Vale pelas risadas.

Paulo Sérgio Santos

Gente fina, mas fala demais sobre coisas não-químicas. Não serve pra dar aula. Serve pra tomar um chopp gelado no Brahma. Um dos maiores espectroscopistas do país, contudo.

Paulo Teng an Sumodjo

Filho da puta (no bom sentido) demais. Listas e provas dificílimas. Aulas ruins, pelo menos. Tem pouca paciência com aqueles alunos mediocres. Mas a aula é realmente ruim. Reprova mais de 50% das suas turmas, sempre.

Pedro Vitoriano de Oliveira

Dá uma boa aula. Sonífera. Mas ele é legal e honesto nas avaliações!

Pérola Vasconcellos

Engenheira química. Não sabe diferenciar radical de molécula neutra. Fode os alunos e tem posturas execráveis na sala de aula. Uma verdadeira bruaca! A pior professora que o Químico teve na USP (entre os homens, competem o Emer, o Farah e o Tokoro). Realmente horrível. IRRECOMENDADA!

Peter Tiedemann

Dá sono. Mas é extremamente didático. Seu orientador foi prêmio Nobel de química (feixes moleculares supersônicos). Sabe desenhar superfícies de energia potencial à mão livre na lousa. E lembra de dados de papers de cabeça pra usar nos exemplos. Dá aula sem nenhum papel. Tem o curso de cinética e dinâmica química da pós todo na cabeça. Recomendado.

Pio Colepicolo

Um grosso. Mal-educado. Trata as pessoas que nem lixo. Vale a pena atravessar a rua pra não cruzar na mesma calçada que ele.

Reinaldo Bazito

Orientador de doutorado do Químico. Recomendado. Muito inteligente e culto – sabe qualquer coisa de química. Dá boas aulas. Melhores as de coisas difíceis – tipo físico-química orgânica, mecanismos ou espectroscopia. Parece que ele gosta mais de ensinar coisas difíceis. Coisas da vida, enfim...

Renato Cecchini

Centenário professor de físico-química. Italianão e simpático, admite que se desloque um pontinho no gráfico pra 'ficar linear a curva'. Reza a lenda que ele guardava uma 'pedrinha' de um conhecido radioisótopo na sua gaveta, descoberta pelo contador Geiger do chefe de radioproteção do Instituto, que disparou a apitar quando passou em frente à sala do homem. A julgar pela sua idade, todas essas doses de radiação ajudaram.

Renato Sanches Freire

Recomendado.

Roberto Tokoro

Um pulha. As questões das provas dele são subjetivas. E ele diz que são assim mesmo: subjetivas. No mundo dele, uma pergunta de química é subjetiva. Logo, a ciência 'Química' não é determinística, violando a propria essência do conhecimento científico. É ex-militar, fode as pessoas sem dó e nunca cumpre aquilo que promete. E reprova por faltas também (numa aula que, pelo amor do céu) – pior não pode ser!! IRRECOMENDADO!

Roberto de Torresi

Gente fina, mas não se entende o que fala. Provas difíceis (as de eletroquímica, pelo menos, foram) e nada condizentes com as aulas. O 'apantallamiento de la nube electrónica' era uma das inúmeras expressões que ele usava em aula.

Sérgio Verjovski de Almeida

Pessoa muito má. Aula péssima. Gosta de massacrar os alunos. Faça com outras turmas, aos sábados, nas férias, no natal, mas não se matricule se a disciplina for dele!

Shirley Schreier

Deu as aulas na forma de seminários dos alunos. Meio cricri com os nomes dos fosfolipídeos componentes da membrana celular. Foi boazinha na avaliação.

Sílvia Serrano

Ótima. Grande professora. Muito devotada e muito didática. A melhor professora de química analítica clássica, sem sombra de dúvida! Muito simpática e amiga de todos.

Susana Torresi

Esposa do Torresi (Roberto). Simpática. Dá uma aula ok!

Tibor Rabóczkay

Húngaro, ex-candidato à vereador pelo PV. Preciso dizer mais? Só rindo. Qualidades didático-científicas nulas, ao que parece.

Vera Pardini

Odeia o pessoal do CM. Quer ver todos mortos enterrados. Dá Química Orgânica Experimental para química. É ‘dona’ da disciplina. Tem dado notas baixas para todos os ceceêmicos ao longo dos anos (to-dos) porque, segundo ela, eles não fizeram a disciplina pré-requisito de espectroscopia.

Vicente de Paulo Emerenciano

O professor mais vagal da USP. Põe os monitores para darem aula no seu lugar e não sabe nada da matéria (química orgânica). Faz tudo pra abreviar o seu trabalho, desde dar notas grátis para não ter que corrigir provas ou monografias, até reprovar alunos direto para não ter que preparar e aplicar uma provazinha substitutiva ou de recuperação. É o pior dos piores do IQ. Escreve errado, trata todos mal, inventa desculpas esfarrapadas pra não dar aula e simplesmente não aparece, deixando turma e monitores sem saberem o que fazer. Muda critérios de avaliação e datas de prova ao seu bel-prazer. O cronograma no site é apenas para constar, não é seguido. IRRECOMENDADO!

Viktoria Klara Lakatos

Muito simpática, mas muito chata pra corrigir relatórios. Quer que sejam escritas as coisas óbvias como o pKw da água, ou o produto da reação entre NaCl e AgNO3. De resto, explica tudo direitinho. Recomendada.

Josef Wilhelm (Willi) Baader

Ótimo. O melhor professor de orgânica do IQ-USP. Sabe físico-química também. Sabe explicar qualquer coisa em termos de interações e diagramas de energia. Vale a pena. Entretanto, ele é bastaaaaante exigente nas provas. Estude muito! Realmente se aprende orgânica com o Willi. E ele massacra os alunos que apresentam seminários – mas sempre contribui.

Yoshio Kawano

Chato. Preocupa-se demais com coisinhas miúdas (idade avançada). Pouco conteúdo. Provas tão fáceis, que chegam a ser idiotas.