Sala de computação

De Wikoleculares
Edição feita às 20h41min de 3 de agosto de 2015 por Patrick (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Sala de computação

A sala de computação do Curso de Ciências Moleculares, também chamada de sala proaluno, sala de procrastinação, ou erroneamente de PROCCM, é a sala 02 do Favo 22. Ela é administrada por alguns alunos do próprio curso.

Esta sala está atualmente equipada com 14 computadores para uso dos alunos, que estão hierarquicamente abaixo do servidor proccm. São eles:

  1. newton
  2. schroedinger
  3. turing
  4. feynman
  5. euler
  6. curie
  7. knuth
  8. einstein
  9. gauss
  10. pauling
  11. boltzmann
  12. galileu
  13. fermat
  14. laplace

Há também um outro servidor, o fleming.

Veja aqui um pequeno Guia de referência da sala de computação; e também um FAQ para o fleming (caso você não encontre o que precisa na ajuda).

Para comunicar problemas da sala de computação, siga este link, ou procure um dos admins.

Quotas

Todas as pastas pessoais (/home/foo) ficam localizadas no servidor proccm, que tem um espaço limitado, evidentemente. Como enfrentamos, com certa frequência, problemas de falta de espaço, a conta de cada usuário tem uma quota máxima que não deve ser ultrapassada.

O sistema de quotas funciona da seguinte maneira: existe um limite soft cuja extrapolação iniciará uma contagem de 1 semana, ao fim da qual não será mais possível gravar nada naquela conta - o que impossibilita até mesmo logar em alguma máquina, já que para isso alguns arquivos têm de ser criados. Nesse caso, você terá que implorar para um admin bonzinho entrar lá e limpar a casa. Há também um limite hard, em que o mesmo acontece, mas sem nenhum prazo, ou seja, não deve ser ultrapassado de maneira alguma.

Atualmente, o limite soft está fixado em 1GB, e o hard em 1.2GB. Lembre-se, porém de que não há espaço para que todos os usuários ocupem 1GB, então caso volte a faltar espaço, o limite será reduzido.

Para limpar arquivos desnecessários da sua conta e liberar espaço no servidor, use o comando

limpaconta

Para verificar o quanto da quota você está usando, execute o comando

memoria

ou então, para obter informações mais detalhadas,

quota -s

Neste último, a 1a coluna (blocos) é o espaço ocupado, em kb, a 2a (quota) é o limite soft e a 3a (limite) é o limite hard. Na 4a (grace) aparece quantos dias faltam para a sua conta ser bloqueada, caso o limite tenha sido ultrapassado.

Tirinha do Dilbert, bastante representativa.












Os Perigos na Sala de Computação

Muito cuidado ao deixar sua conta aberta e desprotegida na sala de computação, isso pode ter consequências terríveis. A mais comum é a denúncia de sua verdadeira opção sexual por todas as listas de discussão do CM.

Ver também