Pequeno manual do administrador

De Wikoleculares
Revisão de 11h43min de 1 de setembro de 2006 por Vitor (discussão | contribs) (substituí as marcas de tópicos por seções)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Este espaço é reservado para o Lucas e o Edgar escreverem instruções para os admins juniores sobre a sala de computação.

Rodar um comando em todas as máquinas a partir do proccm

Basta utilizar os scritps all ou pall que estão em /root/scripts. O all executará os comandos em todas as máquinas sequencialmente, começando pelo sanger, e o pall executará em paralelo. É bom utilizar o pall em comandos rápidos, e não interativos. Alguns exemplos de uso dos scripts:

~/scripts/pall apt-get update

O comando acima irá atualizar a lista de pacotes disponíveis nas máquinas.

~/scripts/all apt-get install xaos

O comando acima irá instalar o pacote xaos em todas as máquinas, começando pelo sanger.

~/scripts/all apt-get -y install emacs21

O comando acima irá instalar o emacs21 e reponder S/Y para todas as eventuais perguntas durante o processo de instalação.

~/scripts/all "dpkg -l | wc -l"

Irá mostrar o número de pacotes instalados nos sistemas (na verdade o número de pacotes instalados mais 6, que são algumas linhas descriptivas da saída do dpkg).


Adicionar usuários

Para adicionar o usuário foo, em que foo é um username que contém somente caracteres alfanuméricos (sem hífen, ponto ou underline), entre como root no servidor e execute:

adduser foo

Preencha uma senha (para gerar uma senha aleatória, use o comando "head -c6 /dev/random | mimencode"), Full Name, Room Number (turma) e o que mais for necessário, e depois execute:

cd /var/yp/
make


Editar quotas

Edite a quota de um usuário foo qualquer com

edquota foo

e a seguir aplique-a a todos os usuários com

edquota -p foo `awk -F: '$3 >= 1000 && $3 < 1200 {print $1}' /etc/passwd`

(supondo que o uid de todos os usuários esteja entre 1000 e 1200).


Configurar o kernel default do grub

Edite o arquivo /boot/grub/menu.lst - a primeira opção é exatamente essa. Coloque ali o número (contado a partir do zero) da opção de kernel definida mais abaixo. Só.