O Aprendiz 3

De Wikoleculares
Revisão de 16h29min de 16 de setembro de 2006 por Chalom (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Aprendiz é um reality show no qual 16 participantes concorrem a um cargo em alguma empresa de destaque com um alto salário. Para isso eles tem de realizar tarefas nas quais seu desempenho é avaliado e ao final de cada programa um participante é eliminado, o finalista sendo contratado. Na sua terceira edição, ele conta com a participação de Karine Bidart, da T5, que concorre a um cargo na agência de marketing direto Wunderman, sediada em Nova York com um salário anual de R$ 500 mil. O programa está sendo exibido aos domingos e às terças-feiras, às 22h30 na Rede Record. É ao mesmo tempo show business e um business show.

Sumário da série

A série é centrada no self-promoter Roberto Justus, que interpreta o papel de garoto-propaganda, executivo ideal, poderoso chefão e Deus e é responsável por dizer ao fim de cada programa (exceto talvez o último): "você está demitido".

A série se inicia com 16 participantes, divididos em duas equipes (cuja composição se altera algumas vezes durante o programa), e a cada programa é dada uma tarefa para que as duas equipes realizem; equipe perdedora tem um de seus membros demitido.

Estrutura dos episódios

O programa se inicia com uma musiquinha que fica falando "money, money, money" enquanto se passa uma animação mostrando os candidatos e os logotipos dos patrocinadores do programa.

Em seguida, a secretária de Roberto Justus, também personagem, liga para o apartamento no Hilton dos participantes para comunicar-lhes o local onde Roberto Justus os aguarda, em seguida ela volta a sua rotina atarefada, sempre muito convincente.

Chegando lá, Roberto Justus faz um pequeno discurso enaltecendo um local ou produto, bastante natural, e diz aos participantes qual será sua tarefa. Em seguida é mostrado um vídeo onde Roberto Justus elogia um profissional de marketing, que fala o que um bom profissional da área deve saber fazer.

As tarefas são bem variadas, desde fazer a publicidade e divulgação de um produto até escalar montanhas ou montar uma jangada para atravessar um rio.

Para cada tarefa, as equipes devem escolher um líder, que tomará as decisões e será o responsável default pelo desempenho e quaisquer problemas que venham a ocorrer com a equipe, elas são acompanhadas também por um profissional de marketing supervisor, amigo do Roberto Justus. Passa-se então os melhores momentos da execução da tarefa, por cada equipe. Ao fim do prazo estabelecido, as equipes se reúnem com o Roberto Justus, e apresentam seu resultado. Roberto Justus então consulta seus conselheiros e decide qual grupo foi melhor (e qual perdeu).

Antigamente a Vivianne Brafmann, vencedora de "O Aprendiz 1", exercia um dos cargos de conselheira do Roberto Justus, mas foi afastada (demitida?) possivelmente devido ao excesso de conteúdo que trazia para o programa que segue o "O Aprendiz", o programa do Tom Cavalcante "O Infeliz".

A equipe perdedora volta para o hotel onde fica por dois dias pensando em "como foi errado o que fizeram" e procurando pelo "culpado". A equipe que ganhou vai viajar, relaxar e se divertir e não tem que prestar contas sobre nada que fizeram. Ao fim dos dois dias, a equipe que perdeu é chamada à sala de reunião, onde estão Roberto Justus e seus amigos supervisores/conselheiros/bajuladores.

Na sala de reunião, cada um da equipe é chamado para dizer o que acha que deu errado, quem é o culpado, e para responder às acusações e ofensas que aparecem (pelos membros de sua própria equipe e pelo Roberto Justus & cia). Ao final, o líder é chamado por Roberto Justus para escolher dois membros da equipe para continuarem na reunião, e os demais voltam aos respectivos quartos do hotel. Os três ficam do lado de fora da sala, esperando para que a secretária tenha sua mais-que-brilhante-atuação e peça para que entrem novamente. Enquanto isso não ocorre, Roberto Justus pergunta aos seus assessores quem deve ser demitido. Então, Roberto Justus pergunta a cada um dos três candidatos quem deve ser demitido (para ouvir mais sugestões e sentir-se bem, pois é como dizer para um time que está perdendo numa partida de DotA: "gg, né?"), e volta a perguntar a cada um daquela sala até que alguém confesse ser culpado, de mal-caráter e feio, para que ele (Roberto Justus) possa dizer: "Você está demitido." (perdeu preibói, LMAO u lose e derivados). Na ausência de um tal indivíduo, o líder é demitido. Os três, então, saem da sala e os dois sobreviventes voltam ao hotel. O demitido vai com sua mala (de viagem mesmo) pegar o táxi pra casa.

Após os comerciais, o candidato demitido aparece no banco de trás do táxi, chorando, xingando seus colegas, agradecendo a Roberto Justus pela oportunidade (de tomar um chocolate) ou dizendo o quanto ama a sua família (a dele mesmo, não a da seleção natural).

Ver também

Links