Mudanças entre as edições de "Instituto de Física"

De Wikoleculares
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(3 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O Instituto de Física da [[USP]] é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil. Ele provém dos Departamentos de Física da [[Escola Politécnica]] e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras ([[FFLCH]]), reunidos no Instituto a partir de 1970.
+
O lugar onde tem um dos melhores restaurantes da [[USP]]!
  
O Instituto tem atualmente, em seus quadros, mais de 225 pesquisadores, sendo 159 docentes, além de cerca de 400 alunos de pós-graduação e 1.200 de graduação. Dispõe ainda de 304 funcionários em seus quadros (mais 30 prestadores de serviços), sendo que 5 deles têm doutorado e cerca de uma dezena deles tem mestrado.
+
A [[Biblioteca do Instituto de Física|biblioteca]] também é muito boa, e há pessoas que acreditam que no seu interior é produzido anti-som por ser um dos lugares mais quietos da [[USP]].
  
O Instituto tem 26 edifícios para abrigar 17 salas de aulas, 5 auditórios, inúmeros laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, oficinas e escritórios de administração. O Instituto tem cerca de 40.000m2 de área construída e 80.000m2 de área útil.
+
Ao lado da Física, fica o [[Parque Esporte para todos]].
  
O Instituto recebe verbas para pesquisas de diversas agências financiadoras ([[CNPq]], FINEP, [[CAPES]], [[FAPESP]] etc.), com as quais mantém laboratórios de Física experimental em Física nuclear, detectores e instrumentação, Física do estado sólido e baixas temperaturas, Física de plasma, cristalografia, ótica, epitaxia de feixes moleculares, microscopia eletrônica, biofísica, poluição do ar, análise de materiais por feixes iônicos etc.
+
[[Categoria: Institutos da USP]]
 
 
A atividade em Física teórica e matemática também é intensa e há diversos grupos de Física aplicada. O Instituto cobre quase todas as áreas da Física e é, nesse sentido, a instituição brasileira mais completa.
 
 
 
A infra-estrutura técnica e administrativa inclui oficinas mecânicas, eletrônicas, de alto vácuo e instalações de computação.
 
 
 
A Biblioteca do Instituto é das mais completas do país o seu acervo atual é constituído de 38.112 livros patrimoniados, 3.732 dissertações e teses, 671 coleção títulos periódicos, 398 multimeios; 58 publicações IFUSP; 25 apostilas e 242 folhetos.
 
 
 
Do ponto de vista didático, o Instituto de Física mantém laboratório para cerca de três mil estudantes da USP, nas áreas de engenharia, ciências exatas e biologia e mais exposições científicas destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio e ao público em geral.
 
 
 
A cada ano formam-se cerca de 120 Físicos entre bacharéis e licenciados e, na pós-graduação, cerca de 35 mestres e 33 doutores.
 
 
 
São publicados anualmente cerca de 800 trabalhos de pesquisa, sendo mais de 400 em revistas especializadas de divulgação internacional.
 

Edição atual tal como às 17h36min de 19 de agosto de 2006

O lugar onde tem um dos melhores restaurantes da USP!

A biblioteca também é muito boa, e há pessoas que acreditam que no seu interior é produzido anti-som por ser um dos lugares mais quietos da USP.

Ao lado da Física, fica o Parque Esporte para todos.