Representante de turma

De Wikoleculares
(Redirecionado de Representante da turma)
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre representantes de turma, talvez você esteja procurando por Representante Discente (RD).

O representante de turma é um aluno da turma escolhido para representá-la nas reuniões com a comissão. O representante freqüentemente recebe funções como dar avisos e reunir a turma para conversar.

A escolha de representante costuma se dar nas vésperas da primeira reunião com a comissão, normalmente escolhido dentre candidatos voluntários (mas não necessariamente). Deve-se também escolher um representante suplente.

O representante deve ser capaz de ouvir a turma e expressar as opiniões perante a comissão, eventualmente tendo de defender algum aluno e esclarecer mal-entendidos. É recomendável que seja alguém com capacidade de se expressar e com uma reputação razoável.

O representante de turma age principalmente em duas reuniões por semestre com a comissão: A 1ª, em meados do semestre, serve meramente para avaliar o curso e a atuação dos professores. Essa reunião é feita pouco depois do questionário de avaliação. Nessa hora, o representante só tem que esclarecer certas dúvidas dos professores em relação ao questionário ("por que um aluno reclamou de ...?") e expressar a visão da classe em relação ao curso. Por este motivo é bastante aconselhável que a sala se reúna antes para discutir os problemas e o que deverá ser dito. É comum que os alunos mais insatisfeitos ataquem os professores inconsequentemente nos questionários, o que costuma trazer resultados desastrosos na primeira reunião. Por algum motivo, é também comum que os professores mais problemáticos tenham compromissos inadiáveis no exato horário da reunião...

A 2ª, no final do semestre, é a mais temida, e nesse momento o representante tem que defender os que estão na corda bamba. É um momento bastante crítico no qual o representante deve ser capaz de apresentar e defender o ponto de vista dos alunos.

Além disso é importante que o representante seja capaz de relatar aos professores (se for o caso) ou mesmo à comissão sobre problemas que estejam ocorrendo na turma, antes que seja tarde demais. É sempre conveniente conversar com a turma antes, para que se ouça as várias opiniões e evitar mal-entendidos.

Ver também