Biologia I

De Wikoleculares
Ir para: navegação, pesquisa

Princípios de Bioquímica (CCM0111), 6 créditos. Aulas teóricas e práticas (com direito ao experimento dos ratinhos).

Ementa resumida: Conceitos ácido-base, pH, Tampões. Reações de óxido-redução, Energia livre de Gibbs. Energia de ativação. Reatividade de compostos orgânicos, tipos de reações. Aminoácidos: estrutura, comportamento ácido-base, formação de peptídeos. Estrutura e função de proteínas. Mioglobina e Hemoglobina. Titulação potenciométrica e cromatografia de aminoácidos (Prática). Lipídios, micelas, lipossomos e membranas. Lipossomos: preparação, incorporação de corante, lipoperoxidação (Prática). Enzimas: conceito, classificação, cinética micaeliana, inibição, regulação. Atividade enzimática, cinética, efeito de temperatura e de pH (Prática). Estrutura e reatividade de mono e polissacarídeos. Introdução ao metabolismo. Via Glicolítica e via das pentoses. Ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Fracionamento celular e cadeia respiratória (Prática). Gliconeogênese e metabolismo de glicogênio. Catabolismo e biossíntese de ácidos graxos. Catabolismo de aminoácidos. Ciclo da ureia. Regulação e integração metabólica.

Devido à pequena quantidade de créditos, alguns tópicos costumam suprimidos, como fotossíntese e ácidos nucleicos. Além disso, as aulas bastante densas, em oposição a outros cursos como o da Farmácia, de 16 créditos.

Bibliografia

Há uma variedade bem grande de livros de bioquímica. Os mais comuns são Voet, Stryer e Lehninger. Há também o Bayardo, conhecido como "A solução", que contém de modo bastante sucinto praticamente tudo o que você precisa saber para passar na matéria. Esses livros podem ser encontrados na Biblioteca.

Provas, exercícios e seminários

São 3 provas, um número tão grande quanto Siqueira de listas de exercícios e algumas apresentações de seminário. Na T23, os seminários foram sobre antigos vencedores do prêmio Nobel, e na T24 e T25 os seminários foram sobre o livro Machinery of Life.

Curiosidades: Semestralmente passa-se uma espécie de questionário de avaliação dos professores, e em uma destas avaliações um aluno anônimo da T24 sobre biologia um dos alunos se referiu ao livro como Chacinery.

Comentários

Atualmente, o perfil da prova varia muito dado que são 3 professores diferentes que ministram a prova. De maneira geral, a prova coincide com o que é dado em aula, porém é dado muita coisa em aula e tudo pode ser cobrado. Tudo. Mesmo.

Exemplos: Na T23, a P3 com 5 questões continha uma que exigia que você falasse o nome do composto que introduz o Nitrogênio no Ciclo da Ureia (acho que era isso) (a resposta era Carbamoil Fosfato). Felizmente, os professores vêm adotando o costume de permitir que os alunos levem, na P2 e na P3, um pequeno (risos) manuscrito com as principais vias metabólicas estudadas.

Façam todas as listas, relatórios e apresentações. Eles alavancam sua nota em caso de necessidade. Façam as listas. Seriously.

Professores

O curso já foi dado pelo professor Etelvino Bechara e diz-se que em algum passado remoto (algo lá pelos idos da T8) o curso era dado pelo prof. Bayardo (sim, o autor da Solução.) Atualmente, o curso é ministrado pelos professores Fabio Luis Forti e Alicia Kowaltowski.

Ver também